Mercado aumenta previsão para inflação pela 13º vez seguida

A previsão agora é que o IPCA fique em 5,42%, ante os 5,36%.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mercado elevou a expectativa de inflação para este ano pela 13º semana seguida, segundo informações do boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira. A previsão agora é que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), referência para as metas do BC, fique em 5,42%, ante os 5,36% projetados na semana passada e os 5,24% há um mês.

O boletim Focus é elaborado pelo BC a partir de consultas feitas a instituições financeiras e expressa, semanalmente, como o mercado percebe o comportamento da economia.

A nova estimativa para o índice de preços segue a divulgação do IPCA de setembro, que alcançou a maior taxa para o mês desde 2003, pressionado pela alta dos alimentos.

No acumulado dos 12 meses encerrados em setembro, o índice soma alta de 5,28%. A meta de inflação do governo é de 4,5%, com teto de 6,5%.

Na direção oposta, os analistas preveem agora uma inflação menor para o próximo ano, em 5,44%. No último boletim, as projeções indicavam um IPCA de 5,48% em 2013. Uma das

As projeções para o crescimento da economia e a taxa básica de juros, Selic, permaneceram inalteradas em relação ao último levantamento, em 1,57% e 7,50%, respectivamente.

O mercado também espera a mesma taxa de dólar do que na última projeção. A moeda estrangeira deve encerrar o ano valendo R$ 2.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES