Mercado elevam previsão de crescimento do PIB

Dado mostra revisão em relação à semana passada, quando a estimativa era de 7,09%

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A expectativa do mercado para a economia brasileira neste ano é de um crescimento de 7,34%, segundo o boletim Focus, documento semanal elaborado pelo Banco Central a partir de consultas a economistas e especialistas, e divulgado nesta segunda-feira (6). O dado representa uma revisão acentuada para cima em relação à estimativa divulgada na semana passada, de expansão de 7,09%.

A estimativa para o PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas por um país) tem sofrido revisões para baixo nas últimas semanas. No início de julho a previsão chegou a 7,20%, e desde então tem sido revista para baixo.

Com o dado de hoje, a expectativa volta a se aproximar da marca atingida em 1986, de crescimento de 7,5%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na sexta-feira (3) o IBGE informou que o Brasil teve o melhor desempenho para um primeiro semestre desde 1996. O PIB avançou 8,9% entre janeiro e junho, na comparação com o mesmo período de 2009, e bateu o recorde histórico nesse tipo de comparação.

O PIB mede o desempenho da economia. O indicador é um dos principais para um país e representa a soma das riquezas geradas pelos diversos setores - indústria, comércio, serviços e agrícola. Ele é calculado trimestralmente pelo IBGE e quando aponta geração de riqueza inferior à observada no levantamento anterior, indica retração econômica. A recessão técnica é observada quando o movimento de queda ocorre por dois trimestres consecutivos.

Quando a economia de um país cresce, as empresas fazem mais investimentos, são gerados mais empregos, aumenta a renda disponível e as pessoas consomem mais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES