Mercado está mais concentrado; fusões e aquisição batem recorde

O maior número de negócios ocorreu no setor de tecnologia da informação.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O país registrou 204 fusões e aquisições no primeiro trimestre deste ano, recorde histórico para o período. O estudo da consultoria KPMG teve início em 1994.

Em relação ao mesmo período do ano passado, houve crescimento de 22%. Entre janeiro e março de 2011 ocorreram 167 operações desse tipo. Já no último trimestre do ano passado tinham sido 211.

A consultoria destaca que houve forte participação de empresas estrangeiras no período. Das 204 operações, 99 envolveram aquisições feitas por empresas de capital estrangeiro no Brasil, ou 48,53%.

"Prevíamos de fato que a atividade de fusões e aquisições seguiria aquecida, apesar das turbulências internacionais percebidas nos últimos meses. No entanto, chega a surpreender a força da participação estrangeira no período", afirma em nota Luis Motta, sócio-líder da área de fusões e aquisições da KPMG no Brasil.

O resultado das transações entre empresas brasileiras ficou estável nos três primeiros meses do ano, com 82 transações --mesmo número anotado em igual período do ano passado.

"Basicamente todos os resultados vieram estáveis na comparação da atual pesquisa com a realizada no começo de 2011. A diferença foi mesmo determinada pelo apetite das empresas estrangeiras", diz Motta.

O maior número de negócios ocorreu no setor de tecnologia da informação (TI), com 27 fusões e aquisições, ante 22 nos três primeiros meses de 2011.

Também houve um avanço entre as empresas de energia, com 12 negócios. O número representa um crescimento de 140% frente ao que ocorreu entre janeiro de março de 2011 (cinco).

O segmento que reúne transações nos setores de telecomunicações e mídia também teve forte avanço no período, passando de nove negócios para 23, elevação de 156%.

"Tal resultado foi puxado especialmente pelas 14 operações envolvendo negócios com empresas pontocom no primeiro trimestre deste ano, contra quatro no ano passado", informa a consultoria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES