Mercado financeiro espera inflação mais alta neste ano

Expectativa para juros básicos e para crescimento da economia ficaram estáveis

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As estimativas do mercado financeiro para o custo de vida dos brasileiros aumentaram mais uma vez, tanto para 2011 como para 2012, segundo o boletim Focus - documento semanal preparado pelo Banco Central a partir de consultas a especialistas do setor privado -, divulgado nesta segunda-feira (21).

A previsão para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), usado pelo BC para controlar a meta de inflação, ficou em 5,79% na divulgação de hoje ? contra 5,75% vistos há uma semana. O indicador vai, assim, se distanciando da meta de 4,5% estabelecida pelo governo para este ano.

A fim de controlar a inflação, o BC já adotou medidas para restringir a oferta de crédito e começou a elevar a taxa Selic (os juros básicos da economia brasileira, a partir dos quais todos os demais são estabelecidos). Para 2012, a previsão do mercado é de um IPCA em 4,78% (contra 4,70% na previsão anterior).

Para o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), usado no reajuste de contratos de aluguel, a previsão é de 6,51% (a previsão anterior era de 6,33%); em 2012, o índice deverá ficar em 4,70% (inalterada em relação à previsão anterior).

Para o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que apura os preços no município de São Paulo, a estimativa agora é de 5,53% - muito acima dos 5,47% previstos uma semana antes. No próximo ano, o indicador deverá ficar em 4,67% (pouco acima dos 4,64% na previsão anterior).

Para o PIB a (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas por um país), a previsão é de crescimento de 4,5% neste ano, a mesma da semana passada - e a mesma para 2012. Para 2010, as estimativas são de um crescimento de 7,6%.

A expectativa para a Selic em 2011 ficou em 12,5%, inalterada em relação à estimativa de uma semana antes; em 2012, a taxa deverá ser de 11,25%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES