Mercado prevê inflação menor e mais crescimento em 2013, revela dados

A expectativa para inflação recuou pela segunda semana seguida depois de uma sequência de seis elevações consecutivas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados do boletim Focus, do Banco Central, divulgados nesta segunda-feira mostram analistas de mercado levemente mais otimistas em relação à economia neste ano na comparação com os dados da última semana.

A expectativa para inflação recuou pela segunda semana seguida depois de uma sequência de seis elevações consecutivas. Agora a projeção é que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) termine o ano em 5,69% em 2013.

O nível é inferior ao registrado na semana passada (5,70%), quando começou a inversão na curva das expectativas dos analistas e se aproxima do patamar registrado há um mês (5,67%).

A meta oficial para a inflação é 4,5%, com margem de dois pontos para cima ou para baixo.

A prévia do índice de fevereiro, divulgado na última semana, desacelerou em relação a janeiro graças ao efeito da redução na conta de luz. O IPCA-15 ficou em 0,68% --ante os 0,88% do mês anterior-, acima das expectativas de mercado, e acumulou alta de 6,18% em 12 meses.

Houve melhora na projeção de crescimento para 2013. Depois de duas semanas seguidas de redução, a expectativa de avanço do PIB cresceu para 3,10%, mesmo nível registrado um mês atrás. Na semana anterior, a previsão era de crescimento de 3,08%.

A revisão das previsões sugere que os analistas podem ter enxergado em alguns indicadores de janeiro e início de fevereiro sinais de retomada na atividade, inclusive com reação da indústria.

A estimativa para a produção industrial passou de 3% para 3,10% depois de dois recuos consecutivos e se igualou ao nível previsto há um mês.

As previsões para câmbio e taxa básica de juros seguiram a mesma tendência das últimas semanas. Para a Selic, a previsão ficou estável pela 15º semana, em 7,25%, e para o dólar, houve nova redução, para R$ 2.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES