Mercado reduz pela 4ª vez seguida a previsão de crescimento para o país

Mercado reduz previsão de crescimento da economia para 2,53% no ano

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mercado reduziu pela quarta vez seguida a previsão de crescimento da economia do país no ano. Desta vez, segundo o Boletim Focus, do Banco Central (BC), a estimativa ficou em 2,53%. Na semana anterior, a previsão era de 2,7%.

A queda nas previsões ocorre após a agência de classificação de risco Standard & Poor"s anunciar na semana passada que pode rebaixar a nota do país, citando o fraco crescimento econômico e a política fiscal expansionista.

A economia brasileira cresceu 0,6% no primeiro trimestre de 2013 em relação ao trimestre anterior. Os dados vieram abaixo do crescimento esperado pelo mercado.

Juros

A taxa de juros deve subir para 8,75%, de acordo com o Boletim Focus. A previsão na semana passada era de 8,5% no final do ano.

No final de semana, o ex-ministro da Fazenda e do Planejamento Antônio Delfim Netto afirmou que, caso o governo não contribua com um ajuste fiscal (redução de gastos públicos), o BC terá de elevar os juros para uma taxa de dois dígitos para combater a inflação.

Inflação

As corretoras consultados pelo BC não mudaram as estimativas para a inflação (5,8%) depois de o Banco Central ter mostrado postura mais combativa sobre a alta dos preços.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES