Mercado reduz previsão de inflação pela 3ª semana, aponta Focus

A projeção para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) se manteve em 4%.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mercado reduziu pela terceira vez consecutiva a previsão para a inflação oficial neste ano --o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)--, passando de 6,31%, na semana passada, para 6,27% nesta segunda-feira. Para 2012, a projeção de inflação se manteve inalterada em 5%. As informações são do boletim Focus divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (23).

A projeção para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) se manteve em 4%. Para 2012, a previsão foi reduzida de 4,20%, na semana passada, para 4,10%.

A previsão de preço para o dólar para este se manteve em R$ 1,62, enquanto para 2012 continua em R$ 1,70.

Já a expectativa do mercado para a taxa básica de juros (Selic) também foi mantida em 12,5% para este ano, e para 2012 permaneceu em 12,25%.

O boletim Focus é elaborado pelo Banco Central a partir de consultas feitas a uma centena de instituições financeiras. Ele expressa, semanalmente, como o mercado percebe o comportamento da economia.

O centro da meta inflacionária do BC é de 4,5%. No último resultado do IPCA, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no dia 6, o índice ultrapassou levemente o teto da meta, de 6,5%, chegando a 6,51% no acumulado dos últimos 12 meses. Com a marca, a inflação acumulada no período é a mais alta desde julho de 2005, quando os preços subiram 6,57%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES