Mesmo com crise econômica, aumenta consumo do brasileiro

O aumento diz respeito especialmente a bens duráveis

Avalie a matéria:
Cresce consumo do brasileiro | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada na edição da Folha de S.Paulo neste domingo mostra que o Brasil atingiu níveis inéditos de consumo entre setembro de 2008 e setembro de 2009, apesar da crise econômica internacional. Segundo o jornal, o aumento diz respeito especialmente a bens duráveis, que tiveram aumento em 9 dos 13 itens analisados.

Entre os aumentos, segundo a pesquisa, o percentual dos entrevistados que possuem carro passou de 34% para 36%, assim como o percentual de donos de máquina de lavar subiu de 59% para 65%. Segundo o levantamento, houve uma estagnação nas transições entre classes, refreando o aumento da classe C, pois o percentual diminuiu de 51% para 50%. A classe que mais cresceu foi a B (média-alta), de 23% para 26%.

A pesquisa também aponta diferenças regionais, com maior mobilidade social no Centro-Oeste e no Norte em relação ao Sul. Segundo especialistas consultados pelo jornal, a expansão dos salários nos últimos anos e a queda no desemprego ocasionaram essas mudanças estruturais que estabilizaram o consumo, apesar da crise.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES