Mesmo com juros baixos, clientes têm de barganhar taxa e tarifa

Para conseguir taxas de juros e pacotes de tarifas melhores, clientes tem que negociar com gerente

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Bancos públicos e privados anunciaram redução nas taxas de algumas modalidades de crédito, especialmente no financiamento de veículos e no empréstimo com desconto em folha, mas isso não significa que todos os clientes terão taxas menores a partir de agora.

Para conseguir taxas de juros e pacotes de tarifas melhores, é preciso fazer cotações e simulações em outros bancos para negociar com seu gerente. Se não conseguir vantagens, existe sempre a opção de "refinanciar" uma dívida antiga em outra instituição financeira que ofereça taxas e condições melhores.

Desde 2008, o cliente tem a possibilidade de fazer a "portabilidade" de sua dívida, mecanismo que permite levantar dinheiro em um banco para quitar uma dívida mais cara em outra instituição, sem pagar tarifa. Nesse caso, o próprio banco quita a dívida antiga, oferecendo juros menores.

O instrumento, no entanto, é burocrático, pouco utilizado e alvo das maiores reclamações dos clientes nas ouvidorias das instituições financeiras e no Banco Central.

"Muitos clientes nem sabem que têm essa possibilidade. A portabilidade existe, mas ainda é muito pouco usada. A campanha da Caixa e do Banco do Brasil ajuda a estimular a portabilidade", disse Maria Inês Dolci, coordenadora da Proteste.

ENDIVIDAMENTO

Segundo Luiz Calado, economista especializado em bancos, o ambiente atual, movido a sucessivos anúncios de reduções nos juros, "convida o brasileiro a se endividar" ainda mais.

A primeira orientação é usar crédito com mais prudência para não ficar superendividado. Um modo fácil de perceber se está acima dos limites é analisar se o seu orçamento já está comprometido com prestações de imóvel, carro, compras parceladas, a ponto de fazer com que você não consiga pagar o total da fatura do cartão de crédito. "Outro indicador é o uso frequente do limite do cheque especial", afirma.

Para Calado, a melhor forma de o consumidor tirar vantagem do cenário atual de redução nos juros é trocar dívida mais cara por outra com taxa menor, como o crédito consignado, mesmo sem mudar de banco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES