Ministério da Fazenda melhora previsão e PIB deve crescer 3,2% em 2023

Já a previsão para o ano de 2024, também apontando para crescimento, foi mantida em 2,3%.

Governo melhora previsão e PIB deve crescer 3,2% em 2023 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Fazenda revisou sua estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano de 2023, elevando-a de 2,5% para 3,2%. A nova projeção foi anunciada pela Secretaria de Política Econômica (SPE) da pasta nesta segunda-feira. Já a previsão para o ano de 2024, também apontando para crescimento, foi mantida em 2,3%.

De acordo com a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, a revisão do crescimento do PIB é uma resposta ao desempenho do segundo trimestre, que gerou um impacto estatístico positivo de 3,1% para o resultado do ano.

"A maior projeção repercute principalmente o resultado do PIB no 2T23, que cresceu 0,9% na margem e 3,4% na comparação interanual, deixando carregamento estatístico de 3,1% para o ano", diz a SPE.

Outros fatores que influenciaram o aumento da estimativa de crescimento pelo governo incluem o aumento projetado na safra para 2023, resultados positivos em alguns indicadores antecedentes no terceiro trimestre e a expectativa de recuperação da economia chinesa no quarto trimestre.

De acordo com a Secretaria de Política Econômica (SPE), todas as áreas da economia apresentaram projeções de crescimento revisadas para cima. No setor agropecuário, a estimativa foi elevada de 13,2% para 14,0%. Na indústria, o crescimento esperado subiu de 0,8% para 1,5%, enquanto a projeção para o setor de serviços aumentou de 1,7% para 2,5%.

Quanto a 2024, o governo não revisou sua projeção de crescimento econômico devido à base de comparação mais alta, conforme explicou o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello.

A base maior acontece devido à revisão da projeção de crescimento do PIB em 2023 de 2,5% para 3,2%. “Para 2023, PIB deve caminhar para 3,2%, mas pode ser um pouco menos ou um pouco mais”, disse. “Projeções para 2024 sofrem de incerteza ainda maior”, completou.

O secretário afirmou que o governo está otimista com último trimestre do ano por um conjunto de fatores, como recuperação do mercado de crédito, inflação comportada e mercado de trabalho resiliente, e reconheceu que os últimos meses do ano trazem um carregamento estatístico positivo para 2024. Mas reforçou que a base de comparação aumenta, por isso o governo não revisou sua estimava de PIB pro próximo ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES