Ministério do Trabalho reconhece 47 novas profissões

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse que reconhecer uma profissão não é o mesmo que a regulamentar.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério do Trabalho anunciou, nesta quinta-feira, o reconhecimento de 47 novas profissões perante a Classificação Brasileira de Profissões (CBO). Entre as novas ocupações reconhecidas, estão engenheiros ambientais, tecnólogos em sistemas para internet, engenheiros de alimentos, musicoterapeutas e chefes de cozinha.

O CBO também ganhou quatro novas famílias de ocupações: engenheiros ambientais e afins, engenheiros de alimentos e afins, profissionais em administração de serviços de segurança e chefes de cozinha e afins.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse que reconhecer uma profissão não é o mesmo que a regulamentar. "Atualmente, temos 2,5 mil ocupações reconhecidas, mas apenas 84 regulamentadas, ou seja, que têm lei específica regulamentando a profissão, dizendo quem pode exercê-la, o piso salarial, os direitos daquele profissional", afirmou. /p>

Para Lupi, no entanto, o reconhecimento de uma profissão é o início da sua regulamentação. "Reconhecer uma ocupação é aumentar a auto-estima do trabalhador. Eles podem começar a se organizar em sindicatos. Reconhecer uma profissão, para nós, é fundamental para formular políticas públicas específicas, para assinar a carteira de trabalho, para cobrar o Imposto de Renda", disse o ministro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES