Empresa é notificada por associar Hello Kitty a bebidas alcoólicas

Empresas têm o prazo de dez dias para esclarecerem o caso e podem ser multadas em até R$ 6,5 milhões

Os livros de receita que acompanham o produto trazem indicações do preparo de bebidas álcoolicas | Reprodução do facebook/ Editora Salvat
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os fãs da boneca Hello Kitty podem ficar sem completar a coleção de porcelanas que está sendo comercializada nas bancas de todo o país. Isso porque o Ministério da Justiça notificou hoje quatro fornecedores responsáveis pela distribuição dos produtos da linha ?Hello Kitty Party? por possíveis práticas abusivas na venda de produtos impróprios para crianças e adolescentes. Os itens vem com livros de receitas com indicações para o uso de bebidas alcoólicas.

Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), as empresas Salvat do Brasil, Publisher Comércio Internacional, Sanrio do Brasil Comércio e Representações e Distribuidora Nacional de Publicações têm o prazo de dez dias para esclarecerem o caso e podem ser multadas em até R$ 6,5 milhões, caso seja constatada a infração.

A notificação, feita pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), da Senacon teve início por meio de denúncia do Procon Estadual da Bahia. A medida pede esclarecimentos sobre a publicidade dirigida ao público infantil, em especial sobre o conteúdo que ensina o preparo de bebidas alcoólicas, associada à imagem infantil da personagem Hello Kitty.

Pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), é direito básico do consumidor a proteção da vida, saúde e segurança; a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva impostas no fornecimento de produtos e serviços, especialmente para aqueles considerados hipervulneráveis no mercado de consumo, no caso, crianças e adolescentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES