Ministro Guido Mantega afirma que economia brasileira pode crescer até 6% este ano

No começo do ano, ele falava de expansão de 5% a 5,5% em 2010.

Guido Mantega | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira (12) que o crescimento da economia brasileira pode chegar a até 6% neste ano. No começo do ano, o ministro falava em uma taxa de expansão de 5% a 5,5%. "Neste ano, a previsão é acima de 5,5% [de crescimento]. Tenho sido mais modesto e fico no 5,5% a 6% [de expansão]. Tem gente falando em 6,5% a 7%.

A economia estará dando demonstração de vigor e dinamismo após a crise", disse ele, em seminário da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A última previsão feita pelo mercado financeiro, que foi divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira (10), é de que a expansão da economia brasileira será de 6,26% em 2010. Se confirmado, será o maior crescimento do PIB desde 1986.

"Até pouco tempo atrás, achavam que a economia só podia crescer pouco. Mas a economia tem condições de crescer mais de 3,5%, 4%, ou 4,5%. Houve mudança grande na política econômica, e o Estado passou a impulsionar esse crescimento. Uma diferença fundamental é a nova ação do Estado, que foi revigorado e passou a estimular o crescimento maior", disse Mantega. Em sua visão, esse é um "novo estilo de crescimento", que gera mais emprego.

"A crise era a chance de desmorarlizar nosso governo, mas caíram do cavalo. A economia já voltou ao seu patamar pré-crise. A economia já está aquecida e estamos retirando os estímulos que tinham sido dados", concluiu Mantega. Sem bolhas Mantega disse ainda que o país está crescendo de "forma equilibrada", sem gerar inflação e "sem bolhas". "Não haverá bolhas.

Quando houve excesso de entrada de capitais, colocamos uma taxa, o IOF. Foi muito bem visto por todos e entendido na comunidade internacional e G20. Foi para reduzir o ímpeto de entrada de capital estrangeiro. Com essa taxação, isso foi conseguido. Não haverá bolhas na economia brasileira", disse ele. O ministro acrescentou que o Brasil está com a inflação "sob controle". "Como a atividade está aquecida, é normal [que a inflação] que seja superior à do ano passado.

Tivemos problemas de chuvas no início deste ano, que prejudicaram as lavouras e isso elevou os preços dos alimentos. A previsão do mercado, de 5,5% [para o IPCA de 2010], está abaixo das metas estabelecidas [do teto de 6,5% estabelecido para o ano]. Ainda é menor do que a inflação do passado", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES