Ministro Guido Mantega diz que não vai renovar o desconto no IPI

Ele disse que o consumidor que está pensando em adquirir carro deve fazer a compra agora

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta segunda-feira (8), após participar do fórum "Globo News ? Ações contra a Crise", que a economia brasileira já mostra ?comportamento positivo?. Segundo ele, o PIB do segundo trimestre ?será positivo, porém fraquinho?.

Embora tenha evitado fazer previsões, Mantega admitiu que a economia terá retração no primeiro trimeste deste ano. Os dados oficiais serão divulgados nesta terça-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com economistas, a retração pode chegar a 2,5% entre janeiro e março de 2009. Isso caracterizaria o segundo trimestre consecutivo de retração, o que o mercado classifica de "recessão técnica". O PIB do quarto trimestre do ano passado foi negativo em 3,6%.

Para o ministro, a recuperação da economia será gradual, com o quarto trimestre de 2009 mostrando uma expansão de 3% a 4%. Ele frisou que já vê sinais de retomada da confiança na economia.

Quanto à meta de crescimento do governo federal, que é de 1% para o ano fechado, ele afirmou que o objetivo é ?factível?, mas vai exigir esforço tanto do governo quando do setor produtivo.

IPI

O ministro voltou a dizer que não há intenção de renovar o desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis, benefício que expira no fim deste mês. Ele disse que o consumidor que está pensando em comprar carro deve aproveitar a oportunidade imediatamente.

Guido Mantega lembrou que o objetivo das reduções tributárias era permitir que a economia se recuperasse. Para o ministro da Fazenda, as vendas de automóveis mostram que o setor já está mostrando avanços em relação à pior fase da crise econômica.

Fundo garantidor

O ministro também afirmou que o governo terá dois fundos garantidores para ajudar a liberação de crédito a determinados setores. Um deles já foi iniciado e terá R$ 5 bilhões direcionados à indústria naval.

Mantega disse que o governo está trabalhando em um fundo garantidor para pequenas e médias empresas, que será liberado pelo Banco do Brasil e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES