Ministro Haddad indica mais 2 nomes para diretoria do BC; saiba quem são

Além do presidente Roberto Campos Neto, BC tem oito diretores; se Pichetti e Teixeira forem aprovados, Lula terá indicado quatro deles.

Haddad indica mais 2 nomes para diretoria do BC; saiba quem são | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, anunciou nesta segunda-feira (30) as indicações dos economistas Paulo Picchetti e Rodrigo Teixeira para diretorias do Banco Central. Os nomes devem ser indicados formalmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda nesta segunda.

Paulo Pichetti está sendo indicado para a diretoria de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativo. Já Rodrigo Teixeira foi indicado para a diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta.

Para poderem assumir, os indicados ainda têm de passar por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. Em votação, os senadores precisam aprovar as indicações na CAE e em plenário.

A diretoria colegiada do Banco Central é composta por um presidente (Roberto Campos Neto) e oito diretores.

Desde 2021, com a lei que deu autonomia administrativa ao Banco Central, os diretores e o presidente da autarquia têm mandato com prazo definido em lei – ou seja, só podem ser trocados ao fim do prazo. Com as indicações do presidente Lula nesta semana, o BC passará a ter quatro nomes do atual governo.

Segundo perfil disponível no site da Fundação Getúlio Vargas, Paulo Picchetti tem mestrado em economia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado pela Universidade de Illinois (EUA).

É professor na Escola de Economia da FGV, com experiência em temas como métodos quantitativos, greves, teoria dos jogos e econometria. Se confirmado pelo Senado, Picchetti vai substituir a atual diretora de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, Fernanda Guardado.

"É uma pessoa que trabalhou na Fipe, trabalhou no Ibre, é responsável há muitos e muitos anos pelos principais indicadores de inflação do país. Uma pessoa que tem um repertório acadêmico considerável e um conhecimento da área a toda prova", descreveu o ministro.

Rodrigo Teixeira é funcionário de carreira do Banco Central, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo, segundo descrito por Haddad no anúncio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES