Mistura de biodiesel ao diesel mudará de 2% para 3%

A produção de biodiesel no Piauí é de 90 milhões de litros por ano

Mistura de biodiesel ao diesel mudará de 2% para 3% | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Entra em vigor, a partir do pr?ximo dia 1? de julho, uma medida do Governo Federal atrav?s da Ag?ncia Nacional de Petr?leo (ANP), que altera o percentual de biodiesel ao diesel de 2% para 3%. Isso significa um paliativo para enfrentar a crise por petr?leo enfrentada em todo o mundo. Hoje a atual demanda por biodiesel no Brasil que ? de 800 milh?es de litros por ano e com a medida vai passar para 1,2 bilh?o de litros por ano.

Atualmente, a produ??o de biodiesel no Piau? ? de 90 milh?es de litros por ano, mas ainda ? insuficiente para atender a pr?pria demanda piauiense. ?A produ??o de biodiesel no Estado ? feita na cidade de Floriano, na usina de biodiesel. A maior parte do biodiesel produzido hoje no Estado ? feito de soja, que ? produzida nos cerrados do Piau?. Junto a ela ? feito um complemento com a mamona produzida na regi?o de S?o Raimundo Nonato e Canto do Buriti?, explica o gerente de Rela?es Internacionais do Governo do Piau?, S?rgio Vilela.

A medida segundo Vilela, vai estimular a antecipa??o do B5 de 5% de biodiesel ao ?leo diesel de 1013 para 2010. ?Em fun??o da produ??o brasileira que tem aumentado muito e n?o tem tido o mercado adequado para d? conta dessa oferta. O Governo est? trabalhando para antecipar essa meta?, explica. ?A exig?ncia dever? ser atendida com facilidade no Pa?s, pois hoje as ind?strias j? produzem at? um pouco mais que isso?, acrescenta.

?Como o pre?o do petr?leo est? disparado, quanto mais biodiesel misturarmos ao nosso diesel, menos petr?leo vamos precisar usar. ? bom para natureza, ? bom para economia e para o povo em geral. A Ag?ncia Nacional de Petr?leo j? est? fazendo leil?es para comprar o biodiesel para poder distribuir nos postos e com isso garantir a oferta dos 3%?, explica.

Entretanto, o custo de transporte do biodiesel produzido no Piau? at? chegar a refinaria tem se apresentado um dos principais desafios a serem superados devido a eleva??o do pre?o final do produto. ?Hoje quem produz biodiesel no Piau? tem que entregar na refinaria da Petrobras em Mossor?, no Rio Grande do Norte, o que gera um custo muito alto e desigual com produtores como os da regi?o do Rio Grande do Norte, que n?o t?m nenhum custo com transporte. Em fun??o disso, o Piau? tem sido prejudicado nos leil?es da ANP, porque o custo de produ??o no Estado ? mais alto que em outros lugares. A solu??o que est? sento trabalhada ? da Petrobras vir buscar o produto na refinaria de todas as empresas. Assim ningu?m teria custo de transporte, que ficaria por conta da Petrobras e da ANP?, explica S?rgio Vilela.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES