Moagem de cana-de-açúcar tem uma queda em outubro

Desde início da safra, usinas processaram 470,68 mi de toneladas, 4,8% menos que em 2009

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A moagem da safra de cana-de-açúcar da região Centro-Sul teve queda de 4,05% na primeira quinzena de outubro na comparação à última quinzena de setembro, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (28) pela Única (União da Indústria da Cana-de-Açúcar). Ao todo, entre os dias 1º e 15 de outubro, 26,1 milhões de toneladas de cana foram moídas.

Na comparação à primeira quinzena de setembro, o recuo foi ainda maior: 29,92%. Desde o início da safra, em abril, foram moídas 470,68 milhões de toneladas, resultado 4,8% menor do que o acumulado no mesmo período da safra anterior.

A Unica explica que um dos principais fatores para a redução do volume processado foi o encerramento precoce da safra 2010/2011 por 23 usinas até 15 de outubro. O motivo da paralisação precoce de moagem foi a menor disponibilidade de matéria-prima. Na mesma data da safra 2009/2010, apenas duas usinas haviam encerrado a moagem.

A parte da produção destinada à produção de açúcar também sofreu redução. Na primeira quinzena de outubro, 42% do total da cana processada foram utilizados para a fabricação do produto, contra 46,41% nos primeiros 15 dias de setembro.

Desde o início da safra até 15 de outubro, a produção de açúcar somou 28,61 milhões de toneladas. Em relação ao etanol, foram produzidos 21,56 bilhões de litros do combustível desde o começo da safra, em abril.

De toda a cana moída nesta safra, 55,13% foram direcionados à produção de etanol e 44,87% à fabricação de açúcar.

Vale lembrar que quanto menor moagem de cana-de-açúcar, menor produção e disponibilidade de álcool para o mercado. Com o aumento da frota de veículos flex, pode ocorrer falta do produto nos postos de gasolina, o que aumenta o preço do litro.

Nas últimas semanas, o combustível está ficando mais pesado no bolso do brasileiro. Na semana passada, segundo a ANP, o álcool foi comercializado, em média, a R$ 1,716, contra R$ 1,704 da semana imediatamente anterior ? alta de 0,7%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES