Montadoras aumentam estoques e se preparam para setembro aquecido

De acordo com o presidente da Anfavea, Jackson Schneider, um número

Avalie a matéria:
Montadoras aumentam estoques | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O aumento dos estoques de veículos para 26 dias em agosto --223.836 unidades--, ante 22 em julho, é visto pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) como uma preparação das montadoras para o crescimento nas vendas neste mês, o último antes da subida gradual da alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Apesar da queda de 9,6% nos licenciamentos de veículos em agosto, no confronto com o mês anterior, na média diária houve praticamente estabilidade (-0,9%).

De acordo com o presidente da Anfavea, Jackson Schneider, um número "confortável" para os estoques é entre 23 e 24 dias.

Em junho, o melhor mês da história em vendas, o estoque chegou a 18 dias, o que correspondia a 178 mil veículos. Já em novembro, com o agravamento da crise, atingiu 56 dias e 305 mil unidades.

Sobre o aumento gradual do IPI, Schneider destacou que outros dois fatores influenciaram a expansão dos emplacamentos: a volta da confiança do consumidor e do volume de crédito disponível. Por isso, segundo ele, é difícil avaliar como o mercado vai se comportar.

"Quando o IPI caiu, houve repasse para o consumidor. O aumento da carga tributária tem impacto nos custos, mas isso [alta nos preços dos veículos] vai depender da decisão de cada montadora", disse.

A possível elevação do preço do aço e as paralisações nas fábricas da Renault e da Volkswagen no Paraná, por maiores salários, são duas preocupações das montadoras. "O aço traz outro efeito adicional de pressão de custos, e nenhuma negociação trabalhista pode olhar só o curto prazo", afirmou Schneider.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES