Montadoras estimam produzir 3,4 milhões de veículos em 2010

As exportações devem fechar o próximo ano em 530 mil unidades, com aumento de 12,8% ante 2009

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 A indústria automobilística estima produzir 3,39 milhões de veículos em 2010, segundo previsão da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgada nesta sexta-feira. Se o número se concretizar, vai representar um acréscimo de 5,4% sobre a quantidade fabricada neste ano, que deve fechar em 3,22 milhões de veículos, número que engloba automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões.

As exportações devem fechar o próximo ano em 530 mil unidades, com aumento de 12,8% ante 2009. Já as vendas internas devem chegar a 3,40 milhões de veículos, com crescimento de 9,3% no comparativo com os licenciamentos neste ano --3,11 milhões (10,3% sobre 2008), o que seria o quarto recorde seguido do setor. Para este ano, a previsão oficial da Anfavea é de estabilidade na produção ante 2008, podendo superar o ano passado e bater novo recorde, segundo o presidente Jackson Schneider, com estimativa de queda das exportações (-36%) e alta das vendas internas de 10,3%.

A projeção anterior era de queda de 5,2% na produção do ano. O desempenho do setor será afetado, pelo menos até março, pela redução da alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros flex. Para os demais, o tributo volta ao patamar original em janeiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES