“Não imprima boletos”, alerta Febraban sobre risco de golpes que altera código de barras

Para evitar cair nesses golpes, a Febraban faz algumas recomendações de segurança

“Não imprima boletos”, alerta Febraban sobre risco de golpes | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alertou para o uso de vírus de computador por golpistas na adulteração de boletos bancários no momento da impressão. No ano passado, foram emitidos 4,2 bilhões de boletos, totalizando cerca de R$ 5,8 trilhões em transações, amplamente utilizados para pagamentos diversos pelos brasileiros.

Embora a modalidade de pagamento por boleto seja considerada segura, especialmente com a implementação da Plataforma Centralizada de Recebíveis (PCR) em 2018, que registra títulos de cobrança conforme normas do Banco Central, muitas quadrilhas ainda usam vírus para adulterar os boletos na impressão. 

Para evitar cair nesses golpes, a Febraban faz algumas recomendações de segurança:

  • Verifique a origem do boleto: Sempre confira se o boleto vem de uma fonte confiável e legítima, como o site oficial da empresa ou instituição financeira. Evite abrir e-mails suspeitos ou clicar em links duvidosos que possam direcioná-lo para páginas falsas.

  • Utilize um antivírus atualizado: Mantenha o seu software antivírus sempre atualizado para proteger o seu computador contra vírus e malwares que possam tentar adulterar boletos ou comprometer a segurança dos seus dados durante o processo de pagamento.

  • Prefira boletos em formato PDF: Sempre que possível, solicite que o emissor do boleto envie o documento no formato PDF. Isso dificulta a adulteração do boleto, tornando-o mais seguro para a impressão e pagamento.

  • Confira os dados do beneficiário e do banco emissor: Antes de efetuar o pagamento, verifique se os dados do beneficiário (nome, CPF/CNPJ) e do banco emissor correspondem às informações fornecidas no boleto. Qualquer discrepância deve ser investigada antes de prosseguir com o pagamento.

  • Utilize serviços de segurança oferecidos pelos bancos: Muitas instituições financeiras oferecem serviços de segurança adicionais, como o Débito Direto Autorizado (DDA), que permite receber boletos eletrônicos diretamente no internet banking, reduzindo o risco de fraudes.

  • Evite realizar pagamentos em redes Wi-Fi públicas: Ao imprimir ou efetuar pagamentos online, evite utilizar redes Wi-Fi públicas, pois elas podem ser menos seguras e facilitar o acesso de hackers aos seus dados pessoais e bancários.

  • Mantenha-se informado sobre golpes e fraudes: Esteja atento às notícias e alertas sobre golpes e fraudes envolvendo boletos bancários. Conhecendo as principais estratégias dos criminosos, você estará mais preparado para identificar e evitar possíveis armadilhas.

  • Em caso de dúvidas, entre em contato com a empresa emissora: Se você tiver alguma dúvida sobre a autenticidade de um boleto ou suspeitar de qualquer irregularidade, entre em contato diretamente com a empresa emissora para esclarecimentos adicionais antes de efetuar o pagamento.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES