Natal deste ano terá bebidas com preços até 15% mais altos; saiba

Entre os cinco itens da ceia natalina que terão maiores reajustes quatro são bebidas

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Natal deste ano terá bebidas até 15% mais caras para os consumidores. Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) ? baseado nos preços cobrados pelos fabricantes ? entre os cinco itens da ceia natalina que terão maiores reajustes, em comparação com o ano passado, quatro são bebidas: cerveja, refrigerante, vinho nacional e espumante.

O frango congelado do tipo chester, que completa a lista de itens, também está mais caro (15,2%), de acordo com a Abras. Segundo o presidente da Associação dos Supermercados do Rio de Janeiro (Asserj), Aylton Fornari, o aumento dos fabricantes para os varejistas já pode ser usado como termômetro para os preços que serão cobrados de consumidores.

? A previsão é que o aumento seja repassado nesse mesmo percentual, principalmente no caso da cerveja e do refrigerante. É uma época de consumo em alta, também por causa do verão ? explica Aylton Fornari.

O presidente da Asserj ressalta, ainda, que os produtos importados também deverão pesar mais no bolso do consumidor. A estimativa é que, de um modo geral, a ceia deste ano fique 10% mais cara do que a do ano passado.

O funcionário público Paulo Cesar Barbosa, de 27 anos, costuma deixar para fazer as compras na semana do Natal. Para ele, se o preço das bebidas aumentar, os gastos da família vão crescer bastante.

? Cerveja e refrigerante não podem faltar. Mesmo se estiverem caros, não dá para cortá-los ? diz Paulo Cesar.

Casal de namorados Júnior Araújo, de 23 anos, e Bárbara Abreu, de 24, também deixa para comprar na última hora:

? Tanto a minha família quanto a da minha namorada costumam comprar as comidas e bebidas de Natal na véspera mesmo. Às vezes, até deixam para completar a compra na manhã do dia de Natal, até o meio-dia, que é quando as lojas fecham ? conta Júnior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES