Natal deste ano vai ter maior oferta de empregos temporários em 10 anos

Estudo prevê contratação de aproximadamente 108,5 mil trabalhadores temporários; entenda

Natal deste ano vai ter maior oferta de empregos temporários em 10 anos | Tânia Rêgo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que a oferta de empregos temporários para a temporada de Natal em 2023 terá a maior elevação em uma década. Projetando um aumento de 5,6% em relação ao ano anterior, estima-se a criação de 108,5 mil novas vagas, representando o patamar mais elevado desde o mesmo período de 2013, quando foram abertas 115,5 mil vagas temporárias.

A expectativa para a temporada natalina fundamenta-se em padrões sazonais de contratações e demissões no comércio varejista, monitorados mensalmente pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Mais de metade (54%) dessas oportunidades deverá concentrar-se nos estados de São Paulo (28,41 mil vagas), Minas Gerais (12,13 mil vagas), Paraná (9,14 mil vagas) e Rio de Janeiro (7,96 mil vagas).

A taxa de desemprego atingiu seu nível mais baixo desde o último trimestre de 2014, registrando 7,7% no terceiro trimestre. A população desempregada totalizou 8,3 milhões, refletindo uma queda de 3,8% em relação ao trimestre anterior e 12,1% menor do que no terceiro trimestre de 2022, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados indicam que os setores de hiper e supermercados lideram as oportunidades de contratação, oferecendo cerca de 45,47 mil vagas. Em segundo lugar, o setor de vestuário apresenta 25,17 mil vagas. Os segmentos de utilidades domésticas e eletroeletrônicos, livrarias e papelarias, e móveis e eletrodomésticos também mostram oportunidades, com 15,98 mil, 9,31 mil e 5,7 mil vagas, respectivamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES