No Brasil, 3 de cada 10 municípios não tem recursos para se manter

O indicador de autonomia revela que 30% das prefeituras não conseguem se sustentar sem transferência de recursos.

Municípios sofrem com falta de recursos | Rovena Rosa / Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um terço dos municípios brasileiros enfrentam dificuldades para manter suas estruturas municipais, de acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) de 2022, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Além disso, mais de 40% deles estão com suas contas públicas em situação crítica ou difícil. Os especialistas analisaram dados de 5.240 municípios, abrangendo 97,1% da população do país, conforme determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)328 municípios foram excluídos do estudo por não cumprir a determinação no prazo ou apresentar dados inconsistentes.

A Firjan classifica a situação de cada município com base em quatro indicadores: autonomia, gastos com pessoal, liquidez e investimentos. As cidades recebem uma nota variando de zero a um, sendo classificadas como críticas (menos de 0,4), difíceis (entre 0,4 e 0,6), boas (entre 0,6 e 0,8) ou excelentes (acima de 0,8). A média nacional no IFGF de 2022 foi de 0,6250 ponto, atingindo a marca de boa gestão pela primeira vez desde 2013. Houve um aumento constante desde 2017, quando o índice era de 0,4075.

Entre as capitais, o índice médio de 2022 é de 0,7452, com Salvador liderando o ranking (0,9823 ponto). Outras cidades com boa gestão incluem Manaus, São Paulo, Vitória, Curitiba, Recife e Aracaju. A única capital classificada como crítica foi Campo Grande. O IFGF destaca que 41,9% dos municípios analisados enfrentam problemas nas contas públicas, classificando-se como críticos (15,9%) ou difíceis (26%). Em contrapartida, 36,3% têm gestão considerada boa e 21,9% obtiveram avaliação excelente.

Os pesquisadores da Firjan observam que esses dados são influenciados por fatores relacionados à recuperação pós-pandemia, que impulsionaram a economia e, consequentemente, a arrecadação. Além disso, a inflação e o aumento na arrecadação de impostos contribuíram para fortalecer o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a principal fonte de receita para a maioria dos municípios.

O indicador de autonomia revela que 30% das prefeituras não conseguem se sustentar sem transferência de recursos. Esse número aumentou em relação ao ano anterior. A falta de recursos próprios para a administração municipal representa um desafio, pois esses recursos poderiam ser direcionados para áreas como educação, saúde, segurança e saneamento.

O estudo também mostra uma divisão regional significativa, com as prefeituras do Nordeste e Norte liderando a lista de insuficiência de recursos, em comparação com o Sul, Centro-Oeste e Sudeste, que apresentam números mais baixos nesse aspecto.

Quanto aos gastos com pessoal, metade das prefeituras atingiu um grau excelente, com destaque para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. No entanto, mais de mil prefeituras gastaram mais de 54% da Receita Corrente Líquida (RCL) com folha de pagamento, ultrapassando o limite estabelecido pela LRF. Isso ocorre principalmente nas regiões Nordeste e Norte, onde mais de 40% das prefeituras enfrentam situações críticas.

A Firjan destaca a necessidade de reavaliar o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e responsabilizar os gestores que não cumprem os limites de gastos estabelecidos pela LRF. Além disso, a aprovação da reforma tributária, que prevê a cobrança de impostos no local de consumo, é considerada uma medida que poderia aumentar a arrecadação para a maioria das cidades brasileiras.

Em resumo, o estudo da Firjan ressalta os desafios enfrentados pelas administrações municipais no Brasil, com a dependência de transferências de receita, baixa autonomia e planejamento financeiro vulnerável, o que impacta a qualidade dos serviços públicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES