No Piauí, pequenas empresas geraram 100% dos empregos formais

O Piauí ficou em 3º lugar no Nordeste e 8º lugar no Brasil, com uma taxa de 18,71 vagas por mil empregados

Avalie a matéria:
Geração de empregos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As micro e pequenas empresas geraram 100% dos empregos formais no Piauí. Elas abriram, em fevereiro, 2.925 mil vagas, enquando que as empresas de médio e grande porte ficaram no negativo ao fecharem 192 postos.

O levantamento foi feito pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), levando em conta os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Caged, do Ministério da Economia.

No Brasil, os pequenos negócios foram responsáveis pela criação de 68,5% das vagas, o que corresponde a pouco mais de 275 mil postos de trabalho, mais do que o dobro do que foi gerado pelas empresas de médio e grande porte, que foi 101,8 mil vagas.

Segundo Mário Lacerda, diretor superintendente do Sebrae no Piauí, pelo oitavo mês consecutivo os pequenos negócios puxaram a geração de postos de trabalho no Piauí e também no país. 

"Esse saldo positivo reforça a importância desses empreendimentos para a retomada econômica do Estado. O Sebrae, enquanto entidade de apoio às micro e pequenas empresas, continuará canalizando todos os esforços para que esses negócios possam superar a crise, se tornando cada vez mais competitivos e sustentáveis no mercado”, pontua o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Mulheres estão na linha de frente na abertura de novos negócios

De acordo com o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, os resultados mostram que são os pequenos negócios que sustentam a geração de empregos no país. Segundo ele, são esses empreendimentos que fazem a diferença na retomada econômica. 

Nos meses de janeiro e fevereiro, dos cerca de 660 mil empregos gerados no país, 476,7 mil (72,23%) foram nas micro e pequenas empresas, enquanto que as médias e grandes empresas criaram 134,1 mil novas vagas. 

No Piauí, o acumulado de janeiro e fevereiro é de 5.074 vagas, que representaram 100% dos empregos criados no Estado, já que as médias e grandes empresas apresentaram um saldo negativo de 773 postos fechadas.

Outro diferencial no Piauí é os empregos nas micro e pequenas empresas seguem sendo puxados pelos segmentos de Serviços (1.145 vagas), Comércio (841 vagas) e Construção (514 vagas). No acumulado do primeiro bimestre, foram geradas 2.006 no segmento de Serviços, 1.457 em Comércio e 906 na Construção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES