No sufoco, Brasil vence África do Sul por 1 a 0 e vai à decisão na Copa das Confederações

A Seleção até chegou a passar sufoco contra os donos da casa, apoiados pela maioria dos 48.049 torcedores

Seleção vence Africa do Sul e vai a final | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No sufoco. Foi assim que o Brasil conseguiu vaga na final da Copa das Confederações. A vitória suada sobre a África do Sul, por 1 a 0, nesta quinta-feira, foi conquistada apenas aos 42min do segundo tempo, graças ao gol de falta de Daniel Alves. Saiu do banco para jogar improvisado na lateral esquerda e decidir a parada.

A Seleção até chegou a passar sufoco contra os donos da casa, apoiados pela maioria dos 48.049 torcedores no estádio Eliis Park, em Johannesburgo. Mas fez o que precisava para avançar à final. Um golzinho.

A decisão será contra a grande zebra da competição, os Estados Unidos. Os norte-americanos desbancaram na outra semifinal a favorita Espanha. Brasil e EUA já se enfrentaram na primeira fase do torneio. Vitória verde-e-amarela sem qualquer dificuldade, 3 a 0.

O técnico brasileiro Joel Santana até surpreendeu. No duelo tático com Dunga, foi melhor. Com um material humano muito inferior, conseguiu fazer um jogo parelho. Os Bafana Bafana defenderam e atacaram bem. A Seleção também criou, claro, mas com muita dificuldade diante do congestionamento armado pelos sul-africanos.

A torcida sul-africana fez sua parte. Apoiou o time o tempo todo. Soprou com toda força as tradicionais cornetas, chamadas de vuvuzelas. O Brasil suportou bem. E saiu com a sétima vitória seguida, contando com os jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.

Como foi o jogo

Joel Santana afirmou um dia antes da partida que não jogaria na retranca. E não o fez. Sem a bola, montou uma defesa compacta, que deu poucos espaços ao trio ofensivo brasileiro formado por Kaká, Robinho e Luís Fabiano.

As duas melhores chances da Seleção na etapa inicial saíram dos pés do craque do Real Madrid, sempre em jogadas individuais. Na primeira, ele limpou o zagueiro e chutou para fora. Na segunda, finalizou forte para a defesa do bom goleiro Khune.

Os sul-africanos, empurrados pela torcida e pelo barulho das ¿vuvuzelas¿, atacaram sempre em massa, com até seis jogadores. E levaram bastante perigo ao goleiro Júlio César. A cada chance desperdiçada, Joel Santana se desesperava no banco de reservas.

Mokoena, de cabeça, teve a melhor delas, mas a bola saiu por cima da trave brasileira. Em cobrança de falta, Tshabalala obrigou Júlio César a fazer boa defesa, espalmando para escanteio. E no final do primeiro tempo, Pienaar chutou forte para fora, assustando o camisa 1.

No primeiro lance da segunda etapa, Robinho bateu por cima do gol. Na seqüência, Kaká arrancou pela esquerda e quase achou Luís Fabiano sozinho na área. E parou por aí. A África do Sul começou a ter mais o controle da bola e a prendia sempre no campo de ataque.

Aos 12 minutos, Modise recebeu de Pienaar e chutou forte. A bola desviou em Luisão e enganou Júlio César, mas o goleiro se recuperou e fez ótima defesa, dando um tapa para a linha de fundo. A torcida, então, começou a empurrar mais.

Aos 36 minutos, Dunga sacou André Santos e colocou Daniel Alves na lateral-esquerda. Seis minutos depois, o jogador do Barcelona bateu falta com perfeição e garantiu a classificação brasileira para a final.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES