Novo parque de energia solar vai gerar mais de 1.200 empregos no Piauí

Governador Rafael Fonteles afirmou que em breve visitará as obras da usina solar em construção

Governador recebe representantes do Grupo Cobra Brasil | Gabriel Paulino
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

governador Rafael Fonteles se reuniu com representantes do Grupo Cobra Brasil, nesta quinta-feira, 5, no Palácio de Karnak. Trata-se de uma empresa espanhola que está implantando um parque de energia solar no município de Ribeiro Gonçalves. Durante o encontro, a empresa apresentou ao governador o progresso dos serviços em andamento, que atualmente envolvem cerca de 100 trabalhadores locais no canteiro de obras.

Durante o auge da construção, o empreendimento está previsto para empregar mais de 1200 pessoas, conforme explicou Rafael Fonteles. Ele destacou que, quando estiver operacional, a usina solar irá gerar uma quantidade de energia maior do que a barragem de Boa Esperança. Fonteles afirmou que em breve visitará as obras da usina solar em construção e destacou que, no pico da construção, serão gerados mais de mil e duzentos empregos. O parque solar terá uma capacidade de geração de 393 megawatts, superando a usina de Boa Esperança, que representou uma revolução energética para o estado do Piauí na década de 70.

O diretor de operações do Grupo Cobra Brasil, José Carlos Hernandez, detalhou que os primeiros trabalhos no canteiro de obras já foram iniciados. A previsão é que as atividades do parque solar comecem em novembro de 2024. 

"Hoje viemos apresentar ao governador o progresso das obras do parque solar em Ribeiro Gonçalves. O projeto está em desenvolvimento há 3 anos. Já mobilizamos mais de 100 pessoas e começamos, em agosto, as obras de supressão ambiental, que são necessárias para cumprir o objetivo de entregar energia no final do próximo ano. Posteriormente, iniciaremos a terraplanagem e a montagem das estruturas e, se tudo correr conforme o planejado, estaremos operacionais até novembro do próximo ano", detalhou José.

Rafael reforçou o potencial do Piauí na geração de energias renováveis, destacando especialmente a energia solar. "São investidores espanhóis que reconheceram o potencial do Piauí na geração de energia solar. Por isso, sempre acreditamos que o Piauí se tornará um líder cada vez mais proeminente na produção de energias renováveis", afirmou.

O CEO do Cobra Brasil, Jaime Llopis, ressaltou a importância de trabalhar em um estado com um grande potencial, como é o caso do Piauí. Ele também falou sobre as oportunidades e benefícios que o parque solar trará para a população. "Reforçando nosso compromisso com o estado, especialmente na área de geração de energias renováveis, que é tão importante, é um privilégio trabalhar no Piauí. Gerar energia não se resume apenas a produzir eletricidade; é gerar prosperidade, educação, saúde - são muitos os benefícios que vêm desses painéis solares", concluiu.

Além de Ribeiro Gonçalves, o Grupo Cobra Brasil também está envolvido em empreendimentos de energia solar no município de Cristino Castro. No total, os projetos do grupo representam um investimento de R$ 4 bilhões no estado do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES