Número de cheques sem fundo no Brasil é o menor em seis anos

Volume de devoluções de outubro registra queda e fica em 1,56%, segundo Serasa.

Avalie a matéria:
Ilustração. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A inadimplência com cheques registrada entre janeiro e outubro deste ano ficou em 1,78% e atingiu o menor patamar para o período nos últimos seis anos, segundo informou a Serasa Experian nesta quinta-feira (18). Antes, o recorde pertencia ao ano de 2004, quando 1,58% dos cheques foram devolvidos nos dez primeiros meses do ano.

Em outubro, segundo a Serasa, 1,56% dos cheques compensados foram devolvidos ? o menor nível desde janeiro de 2005, quando houve 1,53% de devoluções.

A diminuição dos calotes com cheques está relacionada à preferência do consumidor em utilizar cartões de crédito, tanto nas vendas à vista quanto nas vendas a prazo, de acordo com a Serasa.

A entidade explica que o cartão de crédito está mais presente na vida do consumidor por causa das facilidades e aceitação, pela facilidade de pagamento do valor mínimo da dívida (no rotativo) e por financiar as compras em prazos cada vez mais longos.

A queda no uso do cheque não está ligada a nenhuma conjuntura econômica, mas sim a um novo hábito do consumidor, diante do endividamento crescente.

O calote com cheques deverá continuar caindo neste ano e nos primeiros três meses de 2011, segundo a Serasa.

Estados

Os consumidores do Amapá foram os que mais deram calote com cheques, com 10,93% de devoluções. Por outro lado, São Paulo foi o Estado com o menor percentual, de 1,34%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES