Número de empregos temporários em 2010 cresce 10%

Total de vagas criadas para Páscoa, Dias das Mães, férias de julho e Natal passa de 244 mil

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A economia aquecida fez com que o mercado de trabalho crescesse também no setor de empregos temporários no ano passado. Total de vagas criadas para Páscoa, Dias das Mães, férias de julho e Natal passaram de 244,3 mil, ou 10,7% a mais do que as 220,5 mil criadas em 2009, segundo levantamento da Asserttem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e Trabalho Temporário).

O período que mais contratou foi o Natal, com mais de 140 mil vagas. O número representa um crescimento de 12% em relação aos 125 mil empregos gerados no Natal de 2009.

Por número de vagas, aparecem com o maior número de postos a Páscoa (63,3 mil), o Dia das Mães (26 mil) e as férias escolares (15 mil). A associação diz que esses números vêm crescendo anualmente desde o início da pesquisa, em 2008.

O levantamento, divulgado nesta sexta-feira (21), considera somente empregos temporários formais.

Vander Morales, presidente da Asserttem, diz que os resultados positivos refletem a importância da atuação do setor de empregos terceirizáveis e temporários para a economia do país. Para ele, a grande oportunidade de um emprego temporário é abrir as portas do mercado de trabalho para os jovens.

- Contribuímos significativamente para a inserção de jovens no mercado de trabalho e para a formalização da mão de obra no país.

No total, o ano de 2010 criou 2,52 milhões de postos efetivos e registrados no Brasil. O número é o maior já visto em toda a série histórica do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), iniciada em 1992.

O setor de serviços foi a grande mola da geração de empregos formais em 2010, sendo responsável pela criação de 1,008 milhão de postos. O comércio vem em segundo no ranking de geração de empregos, tendo aberto 601.846 novos postos.

No caso dos temporários, os serviços responderam pela maior parte das vagas. O comércio apareceu em seguida, segundo a Asserttem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES