O que esperar no 2º semestre? Confira os rumos do cenário ecônomico no Brasil

A economia brasileira teve um primeiro semestre movimentado — para o bem e para o mal

O que esperar no 2º semestre? Rumos do cenário ecônomico em mais uma etapa no Brasil | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A economia brasileira teve um primeiro semestre movimentado ? para o bem e para o mal. Se por um lado o Brasil atingiu seu sonhado grau de investimento, por outro, viu a Bovespa (Bolsa de Valores) ter sua escalada de altas interrompida. Para o consumidor, o pesadelo foi a amea?a de retorno da infla??o. Para refre?-la, os juros voltaram a subir, trazendo preocupa??o aos setores produtivos. Ainda assim, na maioria deles, o clima ? positivo para os pr?ximos meses.

A cren?a ? de que a infla??o j? atingiu seu pico, conforme declarou recentemente o ministro Guido Mantega (Fazenda). O regime de metas do governo ? implac?vel. ?Quando a infla??o amea?a sair de controle, o Copom (Comit? de Pol?tica Monet?ria) aumenta os juros. Neste ano, sa?mos de 11,25% para 13% e h? expectativas de que aumente ainda mais?, afirma Ricardo Eleut?rio Rocha, professor de Economia da Unifor (Universidade de Fortaleza).

O relat?rio Focus, do Banco Central (BC) aponta para uma Selic de 14,5% em dezembro. Com isso, espera-se que o IPCA (?ndice de Pre?os ao Consumidor Amplo - par?metro oficial de infla??o) feche o ano em 6,5%. ?N?o deve ficar no centro da meta de 4,5%, mas dois pontos acima. ? positivo que, depois de 18 semanas de alta, a previs?o de infla??o tenha ca?do de 6,58% para 6,54%?.

Para o consultor financeiro Delano Vasconcelos, ainda n?o ? hora de tranq?ilidade: ?Os juros ajudam a conter a infla??o, mas o mercado pressiona, pois este ? um per?odo mais aquecido no com?rcio e o momento que mais tende para o crescimento do PIB?.

A inten??o do governo ? usar os juros como forma de controlar a infla??o, j? que boa parte do consumo nacional ? financiado. Mas, ao fazer isso, tamb?m estimula a entrada no Pa?s de capital externo em busca de rentabilidade. Rocha lembra ainda que a obten??o do grau de investimento pode contribuir para o fluxo de investimentos financeiros no Brasil, apesar das ?ltimas baixas na Bovespa. O problema dessa entrada de moeda estrangeira ? que o c?mbio pode continuar caindo, pressionando ainda mais os exportadores. A sa?da, para muitos, ? investir no mercado interno, aquecido pelos empregos e melhoria da renda do brasileiro. ?Mas sem subs?dios e com altos impostos, os produtos acabam ficando mais caros, o que resulta em infla??o?, explica Vasconcelos. Ou seja, o governo deve continuar ?s voltas com uma equa??o dif?cil de resolver para que possa sustentar a estimativa de alta entre 4 e 4,5% no PIB.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES