Oferta de energia resiste a consumo recorde

Sistema opera com folga na capacidade de produção, mostram dados

Avalie a matéria:
Recorde de consumo não causará problemas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar de o consumo de energia ter batido recorde pelo terceiro dia consecutivo nesta quarta-feira (3), especialistas e o governo afirmam que não há risco de escassez de energia elétrica no Brasil para os próximos anos, desde que os investimentos previstos para o setor sejam mantidos.

Nos últimos três dias, as altas temperaturas e a retomada da produção industrial levaram o consumo a patamares elevados. Nesta quarta, a carga consumida chegou a 70.170 megawatts (MW) às 14h58 no Sistema Interligado Nacional (SIN) - a média diária de consumo em 2009 foi de 50.643 MW. O SIN concentra 97% da energia produzida no país.

Para 2010, a previsão é de média diária de 53 mil MW de consumo. O número fica bem abaixo da capacidade de produção de energia no país, atualmente em 107 mil MW, conforme os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Ao G1, o Ministério de Minas e Energia informou que "não existe nenhum risco de racionamento" de energia no Brasil. "Os reservatórios das hidrelétricas estão cheios, e a previsão é que em 2010 entrem no sistema mais 7 mil MW de energia. O Brasil tem uma capacidade instalada de 107 mil MW, portanto não estamos no limite", informou o órgão por e-mail.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES