OGX comunica devolução de áreas de exploração na bacia de Campos à ANP

Na bacia de campos, serão devolvidos os complexos de Itacoatiara, Viedma, Tulum e Vesúvio e ainda os campos de Tubarão Tigre, Gato e Areia

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A petroleira OGX, de Eike batista, anunciou na noite de sexta-feira (14) a devolução de diversas áreas de exploração na bacia de Campos e Santos à ANP (Agência Nacional de Petróleo).

O comunicado foi feito logo após a apresentação à Justiça do plano de recuperação da companhia, recentemente rebatizada para OGPar. Ele prevê a conversão da dívida de quase US$ 6 bilhões em ações da empresa e sua capitalização em US$ 215 milhões.

Segundo a empresa, a devolução das áreas não afetará o futuro da petroleira, já que seu plano de reestruturação foi concebido sem elas.

Com a decisão, a OGX promoverá um drástico enxugamento em seu portfólio. Na bacia de campos, serão devolvidos os complexos de Itacoatiara, Viedma, Tulum e Vesúvio e ainda os campos de Tubarão Tigre, Gato e Areia.

Na bacia de Santos, retornarão à União os complexos de Natal, Belém e Curitiba.

No caso de Curitiba, Tubarão Tigre, Tubarão Areia e Tubarão Gato chegou-se a conclusão de que a exploração das áreas não é economicamente viável.

Já para as demais áreas, a OGX não conseguiu autorização da ANP para a prorrogação do prazo de apresentação do chamado "Plano de Avaliação de Descoberta", no qual expõe os estudos feitos na área. Trata-se de um dos trâmites que o concessionário deve cumprir para manter a área adquirida em leilão.

Só no campo de Vesúvio, a petroleira chegou a estimar que produziria até 1,5 bilhão de barris, mas nunca tirou uma gota de petróleo de lá.

Atualmente, a empresa de Eike Batista explora o campo de Tubarão Martelo e anunciou testes para a eventual retomada da produção no campo de Tubarão Azul, ambos na bacia de Campos.

A companhia investe ainda no bloco BS-4, em Santos, onde é sócia da Queiroz Galvão e da Barra Energia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES