Óleo de cozinha vale descontos na conta de água no Piauí

A campanha vai recolher óleo usado nos lares e restaurantes do Piauí

Óleo de cozinha usado vale descontos na conta de água no PI | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A campanha N?o jogue ?leo no ralo lan?ada no Pal?cio de Karnak, evitar? contamina??o do meio ambiente, reduzir? despesas das fam?lias e custos operacionais da Agespisa, e ainda possibilitar? gera??o de emprego e renda. A campanha vai recolher ?leo usado nos lares e restaurantes, principalmente de frituras, que ser? aproveitado na produ??o de biodiesel e fabrica??o de sab?o e sabonete.

Segundo o presidente do Instituto de ?gua e Esgoto do Piau? (Agespisa), Merlong Solano Nogueira, o ?leo comest?vel usado, quando despejado no ralo da pia, provoca entupimento dos esgotos, o que resulta em gastos com manuten??o do sistema. Al?m disso, polui os mananciais h?dricos, como os rios. "Casa litro de ?leo contamina um milh?o de litros de ?gua", alertou.

As fam?lias est?o sendo orientadas a recolher ?leo usado em garrafas pet, que dever?o ser entregues em pontos de coleta espalhados pela cidade. Esses vasilhames tamb?m ter?o destina??o adequada.

Restaurantes e lanchonetes, que produzem maior quantidade de ?leo usado, recolher?o em tambores de pl?sticos fornecidos pela pr?pria Agespisa, que estar?, assim, reaproveitando embalagens nas quais adquire produtos qu?micos para purifica??o da ?gua. H? um incentivo para estimular o envolvimento da sociedade. Merlong Solano explicou que cada litro doado representar? uma economia de R$ 0,30 na conta mensal de ?gua.

A solenidade aconteceu no Sal?o Branco, do Pal?cio de Karnak. Participaram os presidentes da Assembl?ia Legislativa, deputado Tem?stocles Filho, e do Tribunal de Justi?a, desembargador Edvaldo Moura, al?m de secret?rios de Estado e representantes de ?rg?os p?blicos.

A campanha, que faz parte do Programa ?gua Pura, foi apresentada pelo presidente da Agespisa, Merlong Solano, que tamb?m lan?ou v?deos institucionais que ser?o veiculados na televis?o e no r?dio. Ele disse que a Agespisa consome por m?s cerca de 8 mil litros de ?leo diesel para abastecer sua frota. Parte desse volume ser? substitu?do por biodiesel, a ser produzido no aproveitamento do ?leo recolhido.

O ?leo ser? processado pela usina da Universidade Federal do Piau? (UFPI), uma das institui?es parceiras, juntamente com Funda??o de Amparo ? Pesquisa do Piau?. A Fapepi tamb?m fornecer? 50 monitores que atuar?o nas escolas, com apoio da Secretaria Estadual da Educa??o e Cultura (Seduc).

O subproduto da fabrica??o de biodiesel, a glicerina, ser? enviado a associa?es de moradores na periferia, que dever?o envolver fam?lias de baixa renda na produ??o de sab?o e sabonete. "J? estamos em contato com a Federa??o das Associa?es de Moradores e Conselhos Comunit?rios (Famcc) e com a Federa??o das Associa?es de Moradores do Piau? (Famepi)", afirmou Solano.

V?rios restaurantes, lanchonetes e institui?es de ensino, da iniciativa privada, j? se tornaram parceiros e ser?o pontos de coleta de ?leo usado. Alguns desses estabelecimentos s?o a rede de supermercados P?o de A?car, Hiper Bompre?o, Restaurante Long?, Novafapi e rede de panificadoras Evolu??o.

Al?m disso, a Agespisa disponibilizou uma viatura caracterizada, que far? a coleta nesses estabelecimentos. O governador Wellington Dias afirmou que a campanha tem inestim?vel import?ncia n?o s? do ponto de vista ambiental, mas tamb?m econ?mico, e pediu a colabora??o de todos. "O maior desafio da humanidade ? o que fazer com dejetos e lixo e viver em harmonia com a natureza, ao mesmo tempo que a popula??o cresce", afirmou.

Ele acrescentou que, al?m de contribuir para manter limpo o meio ambiente, essa campanha vai reduzir custos da Agespisa e das fam?lias e ainda vai gerar emprego e renda. "Por esses motivos, pe?o a ades?o de todos", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES