ONU corta previsão de PIB do Brasil e vê problema na Venezuela e Argentina

Expectativa de crescimento do PIB do país neste ano caiu para 1,7%

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Organização das Nações Unidas reduziu, nesta quarta-feira (21), a previsão para o crescimento do Brasil neste ano e no próximo. Segundo relatório do Departamento de Estudos Econômicos da ONU, a economia brasileira deve crescer 1,7% em 2014, e acelerar para uma alta de 2,8% em 2015. Relatório divulgado em janeiro, no entanto, previa uma expansão de 3% este ano, e de 4,2% no ano seguinte.

A ONU também revisou para baixo a expectativa de crescimento de toda a América Latina e Caribe, de 3,6% para 2,6% em 2014, e de 4,1% para 3,4% em 2015. Para a América do Sul, as expectativas recuaram de 3,4% para 2,1% este ano, e de 4,1% para 3% no próximo ano.

O órgão aponta que a piora nas perspectivas ocorre em meio a crescentes dificuldades em algumas das maiores economias da região.

"A Argentina está vivendo uma desaceleração notável, com queda na confiança dos empresários e pressões inflacionárias persistentes, enquanto a Venezuela deve entrar em recessão. A economia do Brasil continua a se expandir a uma taxa muito moderada de 1,7% em 2014, com perspectivas escassas de investimento e crescente pressão por consolidação fiscal", afirma o relatório.

Ainda assim, a ONU espera que a taxa de desemprego nesses países se mantenha relativamente baixa. "A previsão para a inflação também é bastante estável e baixa, com as exceções notáveis da Argentina e da Venezuela".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES