Operações com PIX registra alta surpreendente de 105% em 2022

No ano passado, foram realizadas 11,7 bilhões de operações de pagamento e transferência de valores por meio do Pix

Transferências e pagamentos por pix registram aumento | Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os dados divulgados pela Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023 (ano-base 2022), da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), revelam um forte aumento do número de operações  com uso do PIX no ano de 2022. No ano passado, foram realizadas 11,7 bilhões de operações de pagamento e transferência de valores por meio do Pix, um aumento de 105% em comparação com o ano anterior. Enquanto isso, as transações feitas por TED e DOC apresentaram uma queda de 29% no mesmo período.

Além do aumento no volume de transações, o número de usuários que utilizaram o Pix com frequência também teve um crescimento significativo. Em 2022, foram contabilizados 46 milhões de usuários de alta frequência, o que representa um aumento de 131% em relação ao ano anterior. Já a quantidade de usuários que receberam mais de 30 Pix por mês cresceu 106% em comparação a 2021, chegando a 33 milhões.

Rodrigo Mulinari, diretor do Comitê de Inovação e Tecnologia da Febraban, destacou a eficiência e a aceitação do Pix como meio de pagamento, ressaltando que a expansão de novas modalidades previstas na agenda regulatória tende a impulsionar ainda mais as transações e incentivar o uso da ferramenta em comércios e serviços. No total, os brasileiros realizaram 163,3 bilhões de transações bancárias em 2022, por meio dos diversos canais disponibilizados pelas instituições financeiras, o que representa um aumento de 30% em comparação a 2021, a maior taxa de crescimento registrada até então.

Quanto aos canais preferidos pelos usuários, o celular se destacou como o principal meio utilizado, representando 66% das transações em 2022, seguido pelos pontos de venda no comércio (15%), computador (11%), outros canais (3%), caixas eletrônicos (3%), agências bancárias (2%) e WhatsApp (0,03%). Em 2021, esses números foram, respectivamente: celular (55%), pontos de venda no comércio (18%), computador (14%), outros canais (4%), caixas eletrônicos (6%), agências bancárias (3%) e WhatsApp (0,01%).

A pesquisa também revelou que, em 2022, foram abertas 46,2 milhões de contas-correntes, sendo que 63% delas foram criadas por canais digitais, como mobile banking e internet banking. Esse resultado marca o segundo ano consecutivo em que as contas abertas por meios digitais superaram as contas abertas em canais físicos.

O presidente da Febraban, Isaac Sidney, destacou que os resultados reforçam a crescente adesão dos brasileiros aos canais digitais, evidenciando a inovação, segurança, acessibilidade e confiabilidade desses meios nas transações bancárias do dia a dia. “Os resultados reforçam, mais uma vez, que a cada ano temos mais adesões de brasileiros pelos canais digitais, demonstrando a inovação, segurança, acessibilidade e confiabilidade destes meios nas transações bancárias do dia a dia”, disse o presidente da Febraban, Isaac Sidney.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES