Orçamento prevê crescimento de 5,5% em 2011

O documento foi encaminhado pelo governo ao Congresso nesta terça-feira.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Projeto de Lei Orçamentária de 2011 prevê crescimento econômico de 5,5 por cento da economia brasileira e manutenção do juro básico no atual nível até o final do ano que vem.

O documento foi encaminhado pelo governo ao Congresso nesta terça-feira.

As receitas previstas, excluindo as financeiras, chegam a 967,6 bilhões de reais, e as despesas, também por esse critério, alcançam 913,9 bilhões de reais.

O governo projeta por parte das empresas estatais um investimento de 107,5 bilhões de reais. Somados aos 52 bilhões de reais do governo, o investimento totalizará 159,5 bilhões de reais no ano que vem.

Foi mantido no projeto orçamentário a previsão de um salário mínimo de 538,15 reais no ano que vem, o que representaria um aumento de 5,52 por cento em relação ao vigente. Tal reajuste equivale à correção inflacionária.

A meta de superávit primário foi fixada em termos nominais e não como percentual do Produto Interno Bruto (PIB), em 125,5 bilhões de reais. Com isso, o resultado fiscal poderá variar de acordo com a taxa de crescimento.

"Se o PIB crescer mais, a meta vai ficar um pouco menor. Mas se crescer menos, fica maior. É uma regra neutra e é mais previsível", defendeu o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES