Para não se perder, organização das contas deve começar já

Os brasileiros têm o costume de achar que o ano só se inicia depois do Carnaval

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ano já começa com despesas em excesso, com férias e com contas a pagar. Para quem colocou a organização financeira entre as suas resoluções de ano novo, a dica de especialistas é não esperar o Carnaval para começar.

Os brasileiros têm o costume de achar que o ano só se inicia depois do Carnaval, diz Roberto Vertamatti, diretor da Anefac (associação dos executivos de finanças).

Quem já começa o ano com dívida não pode esperar nem um mês, têm de resolver já. Procure o gerente do banco e renegocie o débito.

Aqueles que conseguiram poupar algum dinheiro no final do ano também devem começar a pensar nos investimentos. "Se for aplicar na poupança e deixar para março, você vai perder cerca de 1,2% de rendimentos. Parece pouco, mas não é", diz Mauro Calil, consultor financeiro.

Os consumidores que já pagaram suas dívidas e querem, agora, planejar melhor seus orçamentos podem seguir algumas dicas básicas. Montar uma planilha com os seus gastos em 2011 pode ajudar a prever boa parte das despesas neste ano e a otimizar o uso dos recursos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES