PEC das domésticas causa desespero para patrões e empregados no Brasil

A presidente do Sindicato das Empregadas Domésticas, Carli Maria dos Santos: “alarmismo gera demissões”

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De um lado, as empregadas domésticas sendo demitidas ou recebendo propostas para se tornarem diaristas ? trabalhando duas vezes por semana, o que, por lei, evita o vínculo empregatício. De outro, patrões que dispensam a mão de obra e buscam alternativas mais em conta.

? Há um pouco de desespero tanto por parte dos patrões quanto dos empregados. É o alarmismo que está causando as demissões ? disse a presidente do Sindicato das Domésticas do Rio, Carli Maria.

A doméstica Maria Ivonete dos Santos, de 30 anos, foi demitida na terça-feira ? dia da promulgação da Emenda Constitucional 72, que resultou da PEC das Domésticas e entrou em vigor na última quarta-feira ?, após a patroa fazer os cálculos dos gastos que teria com a nova lei.

? Tenho dois filhos pequenos, e o meu marido trabalha como açougueiro sem carteira assinada. Ou seja, também pode ser demitido de repente. Minha patroa me propôs ser diarista duas vezes por semana, e eu não quis. Mas estou vendo que serei obrigada a aceitar faxinas ? resigna-se Maria Ivonete.

Projeto quer reduzir valores de FGTS e INSS

O líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), apresentou, ontem, um projeto de lei propondo a criação de um regime especial ? o "Microempregador Doméstico" ? voltado para famílias que contratam trabalhadoras domésticas e cuidadores de idosos, doentes e deficientes.

Pelo regime, o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) cairia de 8% para 4% do salário da doméstica; a multa de 40% sobre os depósitos do fundo nas demissões sem justa causa acabaria e a contribuição patronal para o INSS ? atualmente em 12% ? passaria para 5%. A contribuição das empregadas ? que varia entre 8% e 11% ? cairia para 3%.

O projeto será discutido na comissão mista do Congresso que vai regulamentar os novos direitos da categoria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES