Percentual de cheques devolvidos aumenta em 2011, diz o SCPC

Cheques sem fundos chegaram a 1,95% dos compensados no ano passado.

Avalie a matéria:
Já entre dezembro e novembro, taxa recuou de 2,19% para 1,99% | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) voltou a crescer, passando de 1,77% em 2010 para 1,95% em 2011, "levando o índice a níveis equivalentes aos observados em 2008", segundo divulgou nesta sexta-feira (20) a Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

Já na comparação entre dezembro e novembro, a quantidade de cheques devolvidos como proporção dos cheques compensados recuou: de 2,19% para 1,99%. Em dezembro de 2010, o percentual era de 1,72%.

No acumulado de janeiro a dezembro, o número de documentos devolvidos é 0,13% menor do que o ocorrido no mesmo período de 2010. A compensação de talões no mesmo período, por sua vez, diminuiu 9,6%. Em relação a dezembro de 2010, houve alta de 0,3% no total de devoluções e queda de 13,4% nas compensações.

"No mês de dezembro, o comportamento das devoluções em relação às compensações diminuiu, seguindo a mesma tendência do indicador de registro de inadimplentes publicado pela Boa Vista Serviços e deve sofrer da mesma forma com as incertezas do cenário econômico e seus reflexos sobre a economia brasileira", disse a Boa Vista, por meio de nota.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES