Pesquisa aponta Bolsa Família como programa mais impactante para a economia

Programa é conduzido pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Familia e Combate à Fome, Wellington Dias,

Programa Bolsa Família traz impacto na economia | Roberta Aline/MDS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Lançado em 2003, durante a primeira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Bolsa Família, coordenado pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Familia e Combate à Fome, Wellington Dias, foi destacado como o programa mais impactante para a economia brasileira nas últimas décadas, de acordo com a 15ª edição da Pesquisa Observatório Febraban, conduzida pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Em segundo lugar nesse ranking, figura o Plano Real, lançado em 1994 durante o governo de Itamar Franco.

A pesquisa, realizada de 3 a 9 de dezembro com uma amostra representativa de três mil entrevistados, revela que 26% dos participantes consideraram o Bolsa Família como o programa mais crucial para a economia do país. Em seguida, com 23%, está o reconhecimento do impacto do Plano Real. Entre as 12 ações ou programas listados, a abertura da economia para o comércio internacional obteve a terceira posição, com 15% de destaque.

Os entrevistados também atribuíram importância a outras iniciativas, como o Auxílio Emergencial (9%), a participação do Brasil no BRICS (5%), e a Lei de Responsabilidade Fiscal (3%). A descoberta do Pré-Sal, a Reforma Trabalhista, a Reforma da Previdência, a Reforma Tributária, o Programa de Aceleração do Crescimento-PAC e o Programa de privatização das telecomunicações, energia e siderurgia também foram mencionados, embora em menor proporção.

O sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, destaca que o Plano Real e o Bolsa Família são percebidos como as principais marcas da economia brasileira na Nova República. Essa percepção indica que tanto a estabilidade da moeda quanto as políticas sociais são valorizadas como fundamentais para o desenvolvimento do país.

A pesquisa também revelou diferenças significativas entre os perfis dos entrevistados que consideraram o Bolsa Família ou o Plano Real como os programas mais importantes. A menção ao Bolsa Família foi mais expressiva entre mulheres (29%), na faixa etária de 18 a 24 anos (33%), entre os que concluíram até o ensino fundamental (34%), e na faixa de renda até dois salários mínimos (35%). Por outro lado, o Plano Real recebeu mais destaque entre homens (26%), na faixa etária de 45 a 59 anos (29%), entre os que possuem formação universitária (34%), e no segmento de renda acima de cinco salários mínimos (33%).

O Bolsa Família foi implementado como uma medida de combate à pobreza, visando facilitar o acesso das famílias a serviços básicos como saúde, educação e assistência social. Enquanto isso, o Plano Real, lançado em 1994, tinha como objetivo conter a hiperinflação que atingiu 2.477% no ano anterior. Ambos os programas, cada um à sua maneira, deixaram marcas significativas no cenário econômico brasileiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES