Pesquisa aponta que 38% dos brasileiros vão quitar dívidas com FGTS

O dinheiro será usado para quitar débitos anteriores e atuais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro e que têm direito ao saque das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) terão acesso ao benefício a partir desta sexta-feira (10). Segundo o governo federal, estima-se que mais de R$ 30 bilhões sejam injetados na economia, mas pesquisa apontou que nem todo o dinheiro será revertido para o consumo.

Segundo estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) dos que têm direito ao saque do FGTS retido, 38% vão usar o valor para o pagamento de dívidas, sendo que a maior porcentagem, ou seja, 44% são trabalhadores das classes C, D e E. Outros 34% afirmaram que vão usar o dinheiro para pagar as contas do dia a dia e 20% afirmaram que o valor será investido pensando no futuro.

Na opinião do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, o dinheiro beneficiará as classes sociais menos providas de recursos. “A maioria das pessoas não possui um valor tão alto nas contas, mas que é bastante significativo para auxiliar nas necessidades mais urgentes. Esse dinheiro pode ajudar o cidadão afetado pela crise a limpar o nome e recuperar seu crédito”, afirmou em nota.

Junior enfatizou ainda que isso pode ajudar a diminuir o número de consumidores que estão inadimplentes atualmente. “Reduzir a inadimplência traz um impacto positivo sobre a economia, o que resulta em menores taxas de juros cobradas ao consumidor”.

Mesmo com pouco recurso destinado ao consumo, conforme identificou à pesquisa, o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, estima que o valor a ser movimentado seja benéfico ao varejo. “A liberação dos saques injetará um significativo volume de recursos na economia ao longo dos próximos meses, o que pode adiantar a retomada do consumo agregado no varejo”.

Calendário

A partir de abril os nascidos em março podem sacar o valor parado no FGTS. Quem faz aniversário nos meses de junho, julho e agosto sacam em 12 de maio; os nascidos em setembro, outubro e novembro podem retirar o dinheiro em 16 de junho e os nascidos em dezembro, sacam o dinheiro retido em 14 de julho. Mesmo que o trabalhador perca o prazo, ele tem direito ao saque até o dia 31 de julho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES