Pesquisa: De 15 países, Brasil só é mais competitivo do que Argentina

O dado faz parte do estudo Competitividade Brasil 2013, divulgado nesta quinta-feira (12) pela CNI.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil repetiu o desempenho em competitividade registrado o ano passado e, entre nações com características econômico-sociais ou posicionamento no mercado internacional semelhantes, só ganha da Argentina. O dado faz parte do estudo Competitividade Brasil 2013, divulgado nesta quinta-feira (12) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

O levantamento analisa as condições competitivas de 15 países. O país com maiores condições de concorrência continua sendo o Canadá. Além do Brasil, foram analisados África do Sul, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, China, Espanha, Colômbia, Coreia do Sul, Índia, México, Polônia, Rússia e Turquia.

Para chegar ao resultado, a CNI avaliou oito aspectos: disponibilidade e custo de mão de obra, disponibilidade e custo de capital, infraestrutura e logística, peso dos tributos, ambiente macroeconômico, ambiente microeconômico, educação, tecnologia e inovação.

Entre os itens que mais pesaram contra o Brasil estão a elevada carga tributária, disponibilidade e custo de capital, além de infraestrutura e logística, ambiente macroeconômico e educação.

O País melhorou em três pontos em relação à última pesquisa: disponibilidade e custo da mão de obra, ambiente macroeconômico e tecnologia e inovação.

Apesar de ter caído uma posição no quesito tecnologia e inovação, em relação ao estudo anterior, o setor é o que tem a "melhor fotografia" para alavancar os índices do Brasil. Segundo o diretor de Políticas e Estratégia da CNI, José Augusto, houve avanços no Brasil no último ano, mas os outros países foram ainda melhor.

? A nossa velocidade não é suficiente. Outros países caminharam com mais velocidade. Ficamos admirados com certos avanços, mas eles não se comparam com avanços de outros países. Esse [estudo] é um farol. Se eu identifico que tenho um problema, eu crio um sistema para resolver. O que cobramos é que os governos tenham uma agenda para atuar de forma que possamos gerar ganhos para a economia brasileira.

Os países latino-americanos também estão em desvantagem no ranking. O Chile é o país com melhor situação, ocupando o sexto lugar na classificação geral. O México aparece em 12º lugar; Colômbia, em 13º, e a Argentina ocupa a última colocação, em 15º lugar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES