Petrobras anuncia redução de 7,1% no valor do gás natural às distribuidoras

A estatal informou que a redução é resultado das flutuações nas cotações internacionais do petróleo e nos custos de transporte do combustível.

Petrobras anuncia redução de 7,1% no valor do gás natural às distribuidoras | Divulgação/Petrobras
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A estatal Petrobras anunciou na manhã desta quarta-feira (19), a diminuição de 7,1% no valor do gás natural comercializado com as distribuidoras, a qual entrará em vigor a partir de 1º de agosto. Cabe ressaltar que o repasse ao consumidor final estará sujeito às legislações estaduais vigentes.

Através de comunicado, a estatal brasileira informou que a redução é resultado das flutuações nas cotações internacionais do petróleo e nos custos de transporte do combustível. Vale destacar que o preço do gás natural é reajustado a cada trimestre e segundo a empresa o petróleo teve queda de 3,8%.

“Os contratos com as distribuidoras preveem atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás e vinculam esta variação às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio. Para o trimestre em referência, o petróleo teve queda de 3,8% e o câmbio teve apreciação de 4,8%”, ressaltou.

Segundo a Petrobras, o valor final do gás natural para o consumidor não é estabelecido somente pelo preço de venda da empresa, mas também é influenciado pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora. Nessa avaliação, entram em consideração as margens de lucro das distribuidoras e, no caso do GNV (Gás Natural Veicular), também são considerados os lucros dos postos de revenda, bem como os tributos federais e estaduais aplicáveis.

“Além disso, as tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas. A companhia ressalta que a atualização anunciada para 01/08/23 não se refere ao preço do GLP [gás de cozinha], envasado em botijões ou vendido a granel”, informa a estatal.

Em maio, a estatal divulgou a implementação de novos contratos de venda do produto, visando oferecer preços mais competitivos no mercado. Conforme cálculos realizados pela Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres (Abrace), os dois contratos firmados pela empresa apresentam valores de referência cerca de 10% inferiores aos contratos atualmente em vigor.

Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES