Petrobras confirma potencial de poço Pão de Açúcar, em Campos

Operadora Repsol fala em “uma das maiores reservas do mundo em 2012”.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Petrobras informou nesta quinta-feira (24) que a descoberta de nova acumulação de hidrocarbonetos em poço na bacia de Campos indica volumes recuperáveis de cerca de 1,2 bilhão de barris de óleo equivalente (petróleo e gás), confirmando anúncio feito mais cedo pelo operador do bloco, a espanhola Repsol.

Segundo a Petrobras, a perfuração no poço 1-REPF-12D-RJS, conhecido como Pão de Açúcar, apontou para "uma estimativa de volumes recuperáveis acima de 700 milhões de barris de óleo de boa qualidade e 3 trilhões de pés cúbicos (545 milhões de barris de óleo equivalente) de gás na concessão BM-C-33".

Para ter uma ideia do tamanho, o Campo de Lula, que fica na Bacia de Santos e é o maior do Brasil, tem volume recuperável de 6,5 bilhões de barris de óleo equivalente.

O poço está entre os municípios de Campos e Macaé, a 195 quilômetros da costa do estado do Rio de Janeiro, e foi perfurado a uma profundidade (lâmina d"água) de cerca de 2.800 metros. A coluna total de hidrocarboneto identificada tem cerca de 500 metros de espessura, segundo a estatal.

Descoberta expressiva

Mais cedo, a Repsol e a Statoil anunciaram o potencial do bloco . A petrolífera espanhola afirmou que trata-se de "uma das maiores reservas do mundo em 2012".

A petrolífera norueguesa Statoil também declarou que vê mais oportunidades perto do bloco. "Vemos outras oportunidades próximas", afirmou Tim Dodson, chefe de exploração da Statoil em entrevista à agência de notícias Reuters.

A concessão é operada pela Repsol Sinopec Brasil, que tem 35% de participação em consórcio que inclui a Statoil (35%) e a Petrobras (30%).

"O consórcio está preparando um plano de avaliação para a apresentação à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)", informou a Petrobras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES