Petrobras descobre óleo na bacia de Campos

A descoberta, no pós-sal, ocorreu com a perfuração do poço informalmente denominado Aruanã

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 A Petrobras anunciou nesta quinta-feira a descoberta de óleo leve em reservatórios situados na bacia de Campos. "Análises preliminares indicam a presença de volumes recuperáveis em torno de 280 milhões de barris de óleo leve (28 graus API) e com boa produtividade", destacou a estatal em um comunicado.

A descoberta, no pós-sal, ocorreu com a perfuração do poço informalmente denominado Aruanã, na concessão exploratória BM-C-36 (bloco C-M-401), operada com exclusividade pela Petrobras. O chamado poço descobridor está localizado a cerca de 120 km da costa do Estado do Rio de Janeiro, em lâmina d"água de 976 m. Aruanã ainda será objeto de um plano de Avaliação e Descoberta a ser apresentado à Agência Nacional de Petróleo (ANP).

A Petrobras já perfurou, também na bacia de Campos, no Campo de Marlim Sul, dois poços em reservatórios geologicamente semelhantes à Aruanã: Jurará e Muçuã, em 2007 e 2009. "Esses poços foram perfurados em lâmina d"água de 1.200 m e permitiram as estimativas, em conjunto, de 350 milhões de barris recuperáveis de óleo de 27 graus API", acrescentou um informe ao mercado, lembrando que o desenvolvimento desses projetos está previsto no Plano Estratégico 2009-2013.

De acordo com a Petrobras, "a produção do conjunto dessas áreas deve contribuir a curto e médio prazos para o crescimento da curva de produção da companhia, pois já existem instaladas estruturas de produção e escoamento".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES