Petrobras descobre petróleo em águas ultraprofundas na margem brasileira

A Petrobras anunciou a descoberta de petróleo na margem equatorial brasileira, entre os estados do Amapá e Rio Grande do Norte.

Petrobras descobriu petróleo em poço ultraprofundo na Bacia Potiguar | Divulgação/Petrobras
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Petrobras anunciou a descoberta de petróleo em águas ultraprofundas na margem equatorial brasileira, entre os estados do Amapá e Rio Grande do Norte. A descoberta foi feita no poço exploratório Anhangá, a uma profundidade de água de 2.196 metros.

🛢️ Nas profundezasDe acordo com a Petrobras, o poço Anhangá está situado próximo à divisa entre os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte - ele fica a cerca de 190 km de Fortaleza e 250 km de Natal, localizado na  margem equatorial, que se estende por mais de 2.200 km ao longo da costa entre o Rio Grande do Norte e o Oiapoque, no Amapá. A região é considerada a mais nova fronteira exploratória brasileira em águas profundas e ultraprofundas, e já foi chamada de "novo pré-sal".


Descobertas anteriores: Esta é a segunda descoberta na Bacia Potiguar em 2024. Em janeiro, a companhia divulgou que encontrou hidrocarboneto no Poço Pitu Oeste, a cerca de 24 km do poço Anhangá. Além das atividades na margem equatorial brasileira, a companhia adquiriu, em 2023, novos blocos na Bacia de Pelotas, no Sul do Brasil, e participações em três blocos exploratórios em São Tomé e Príncipe, país da costa oeste da África.


Avaliações posteriores: A Petrobras informou que as descobertas ainda "merecem avaliações complementares". Segundo a empresa, há pretensão de investimento em torno de US$ 7,5 bilhões em exploração até 2028, sendo US$ 3,1 bilhões na margem equatorial. A previsão da Petrobras é que 50 novos poços exploratórios sejam perfurados neste período, sendo 16 na região da margem equatorial.

Com informações do
g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES