Petrobras é autorizada a importar gás natural da Bolívia até 2019

Governo autoriza importação de 30 milhões de m³/dia de gás natural

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo federal autorizou a Petrobras a importar 30,08 milhões de m³/dia de gás natural da Bolívia para suprir a demanda do país, exceto na região Norte e no Estado de Mato Grosso. A liberação é válida até julho de 2019.

A Portaria 447/2012, que autoriza a importação de gás da Bolívia, foi assinada pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. O documento foi publicado na edição de quinta-feira (2) do Diário Oficial da União (DOU), mas somente nesta sexta-feira (3) foi divulgado em razão da greve-relâmpago dos funcionários do Departamento de Imprensa Nacional (DIN) em protesto contra a sobrecarga de trabalho.

Segundo a portaria, o transporte do gás boliviano será feito pelo gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol), que liga as cidades de Corumbá (MS) e Porto Alegre (RS). A entrega se dará na fronteira entre os dois países, no Estado de Mato Grosso do Sul, próximo à cidade de Corumbá.

O limite diário de importação poderá ser extrapolado pela Petrobras em 5,41 milhões de m³/dia. Deste total, 1,5 milhão de m³/dia devem ser referentes ao gás natural de uso do sistema de transporte (GUS) e outros 3,91 milhões de m³/dia de eventual recuperação de volumes pagos e não retirados até o limite de 13% sobre o volume diário contratado.

A Petrobras ficará responsável por apresentar à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) os relatórios detalhados, a cada mês, sobre as operações de importação e documentação relativa a eventuais alterações no contrato de compra e venda de gás natural.

Nesta quinta-feira, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) informou que a produção de gás natural no Brasil em junho foi a maior já registrada no país. Foram produzidos cerca de 72 milhões de metros cúbicos por dia (MMm3/dia), superando a produção de dezembro de 2011, que registrou média de 71,4 MMm3/dia. A produção de junho foi 7% maior em comparação com o mesmo período de 2011, e 5,2% em relação a maio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES