Petrobras e Governo confirmam construção de nova refinaria de petróleo no Ceará

As informações foram repassadas ontem, pelo diretor de Abastecimento da Petrobras

Petrobras e Governo confirmam construção de nova refinaria de petróleo no Ceará | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Est? confirmada a refinaria Premium 2 no Cear?. No momento, Petrobras e Governo do Estado concluem os detalhes em rela??o ? infra-estrutura a ser garantida para o projeto ? como fornecimento de ?gua e condi?es dos p?eres no Porto de Pec?m, entre outros. As informa?es foram repassadas ontem, pelo diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, durante entrevista coletiva da Transpetro, no Rio de Janeiro.

?Ainda nesse m?s, teremos o acordo de coopera??o entre a Petrobras e o Governo do Cear? assinado?, informou Costa, acrescentando que o presidente Lula e o presidente da Petrobras, S?rgio Gabrielli, anunciar?o o empreendimento no Estado. Segundo ele, o terreno onde a unidade de refino ser? instalada no Complexo Industrial e Portu?rio do Pec?m, j? est? definido. ?Esta refinaria, assim como a do Maranh?o, j? consta no portf?lio da Petrobras?, acrescentou o diretor.

Estado Confirma

Mesmo sem definir uma data, o presidente da Ag?ncia de Desenvolvimento do Cear? (Adece), Ant?nio Balhmann, prev? para breve a vinda do presidente Lula ao Cear?. Segundo ele, Lula vir? para a inaugura??o do terminal de regaseifica??o de g?s natural liq?efeito (GNL) e para prestigiar a assinatura do memorando de entendimentos (MOU) entre a Petrobras e o governo Estadual, para a constru??o da Refinaria Premium 2, no Pec?m.

De acordo com Balhmann, no memorando consta a defini??o dos pap?is, das responsabilidades de cada um dos parceiros nos projeto. ?O memorando aponta o que cabe a cada parceiro executar, define a ?rea, os volumes de ?gua, g?s e energia e demais insumos necess?rios ao empreendimento?, explica o titular da Adece.

Ele observa no entanto, que o MOU n?o define prazos para cumprimento de metas, apenas sinaliza com par?metros globais das atividades a serem desenvolvidas por cada um dos entes parceiros.

H? um m?s, Paulo Costa, juntamente com outros diretores da Petrobras, esteve reunido com o governador Cid Gomes e alguns secret?rios de Estado, para apresentar as exig?ncias da empresa para a implanta??o da refinaria em solo cearense. No encontro foram criados seis grupos tem?ticos para definir o que o Estado poderia oferecer para garantir o empreendimento. Havia um prazo de 120 dias para a assinatura de um memorando de entendimentos entre as partes, mas a expectativa por parte do governo era de que a quest?o pudesse ser definida antes.

Premium 2

A Premium 2 ter? capacidade de produzir 300 mil barris de petr?leo por dia, tornando-se, quando entrar em opera??o, a quarta maior unidade de refino do Pa?s, ficando atr?s apenas da Refinaria do Planalto Paulista (Replan), em Paul?nia (SP), com capacidade para 340 mil barris/dia; da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), na Bahia, com 330 mil barris/dia e da nova unidade prevista para o Maranh?o, a Premium, que poder? refinar at? 600 mil barris/dia. O investimento para a unidade cearense ser? de US$ 11,1 bilh?es. Segundo o diretor de Abastecimento, a petrobras planeja construir novas cinco refinarias at? 2016.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES