Petrobras e Vale firmam parceria para produção de combustíveis sustentáveis

A assinatura do protocolo de intenções ocorreu na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro

Assinatura acordo entre Petrobras e Vale | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Petrobras e a Vale formalizaram uma parceria estratégica, nesta quinta-feira, 28, visando o desenvolvimento de iniciativas voltadas para soluções de baixo carbono. As empresas, consideradas as maiores do Brasil, unem suas habilidades técnicas e sinergias para explorar oportunidades conjuntas de descarbonização, especialmente na área de combustíveis sustentáveis, como hidrogênio, metanol verde, biobunker - que são combustível usados para navios, amônia verde e diesel renovável. 

Além disso, o acordo abrange tecnologias de captura e armazenamento de CO2. O objetivo principal desta colaboração de dois anos é impulsionar a transição energética no país. A Petrobras fornecerá combustíveis de baixo carbono para as operações da Vale, avaliando, ainda, possíveis acordos comerciais nesse sentido.

A assinatura do protocolo de intenções ocorreu na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, e foi realizada pelos presidentes das respectivas empresas, Jean Paul Prates (Petrobras) e Eduardo Bartolomeo (Vale). A Vale, em iniciativas anteriores, havia manifestado intenção de eletrificar sua frota de trens e caminhões de minério, porém, diante dos desafios técnicos e custos envolvidos, passou a considerar o uso de combustíveis renováveis para sua frota.

Jean Paul Prates destacou a união das duas maiores empresas brasileiras em busca de um propósito comum: desenvolver soluções modernas para redução das emissões de gases de efeito estufa, enxergando essa parceria como um impulso significativo para a descarbonização e a criação de demanda e escala para soluções de baixo carbono.

Eduardo Bartolomeo ressaltou o compromisso firme da Vale em reduzir sua pegada de carbono e seu desejo de liderar iniciativas nesse sentido. Ele acredita que o Brasil tem o potencial de liderar o desenvolvimento em larga escala de soluções de baixo carbono e combustíveis renováveis, como o hidrogênio e o metanol verde, e que essa parceria com a Petrobras se alinha perfeitamente a essa visão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES