Petrobras estuda mudanças na política de preços do diesel e da gasolina

Atualmente, os preços dos combustíveis são calculados em dólar e seguem a cotação internacional do petróleo

Petrobras estuda mudanças em política de preços de combustíveis | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Petrobras emitiu um comunicado neste domingo (14) informando que está estudando possíveis mudanças em suas políticas de preço para diesel e gasolina. Segundo a empresa, a diretoria executiva analisará as propostas no início desta semana e elas poderão resultar em uma nova estratégia comercial para a definição de preços.

A estatal ressaltou que qualquer alteração em suas políticas de preço será baseada em estudos técnicos e seguirá as práticas de governança e os procedimentos internos aplicáveis. Atualmente, os preços dos combustíveis são calculados em dólar e seguem a cotação internacional do petróleo, o que pode resultar em reajustes frequentes no mercado interno devido às variações cambiais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem falado, desde a campanha eleitoral, em uma política de "abrasileirar" os preços dos combustíveis, abandonando os atuais critérios de reajuste. A expectativa é que uma nova regra de preços possa resultar em preços mais baixos para os consumidores nas bombas.

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, declarou na última sexta-feira (12) que a estatal irá decidir nesta semana a respeito dos reajustes de combustíveis e a nova política de preços adotada pela empresa. Prates explicou que o novo critério para definição de preços será baseado em "estabilidade versus volatilidade", a fim de evitar tanto a estagnação de preços quanto o excesso de reajustes.

Ele também destacou que a Petrobras manterá a referência internacional e a competitividade interna, mesmo com as mudanças na política de preços. Prates ressaltou a importância da produção brasileira na composição de preços, incluindo a estrutura de escoamento, transporte, capacidade de refino e fonte de petróleo do país. "Tudo isso faz parte de um modelo de preços empresarial que a Petrobras irá discutir mais detalhadamente na próxima semana", finalizou o presidente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES