Petrobras quer liderar transição energética do Brasil, garantem dirigentes

Empresa está em negociações com a refinaria Riograndense para transformá-la na primeira refinaria voltada para produção de biocombustíveis.

William França, diretor de Processos Industriais da Petrobras | Bruno Spada/Agência Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara dos Deputados realizou uma sessão solene em homenagem ao 70º aniversário da Petrobras, comemorado no dia 3 de outubro. Durante o evento, o diretor de Processos Industriais da empresa, William França, enfatizou o compromisso da Petrobras em liderar a transição energética no Brasil. Ele revelou que a empresa está em negociações com a refinaria Riograndense, localizada no Rio Grande do Sul, para transformá-la na primeira refinaria totalmente voltada para a produção de biocombustíveis no país. Além disso, destacou uma parceria semelhante em andamento com a refinaria Landulpho Alves, na Bahia.

No entanto, William França ressaltou que a transição energética não deve significar o abandono da exploração de petróleo. Ele afirmou que "a nossa galinha de ovos de ouro é a produção de óleo e gás", pois os combustíveis fósseis continuarão sendo fundamentais para o país por muitos anos. Nesse sentido, ele mencionou a intenção da Petrobras de prosseguir com a exploração de petróleo na chamada margem equatorial, entre o Amapá e o Rio Grande do Norte, apesar dos protestos de grupos ambientalistas.

O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, destacou a importância da Petrobras para o Brasil na elaboração e execução de um plano de transição energética. Ele mencionou que, além da produção de biocombustíveis, a empresa está explorando parcerias e pesquisas no mercado de energia eólica offshore.

Durante a sessão solene, os participantes lembraram a história polêmica da Petrobras desde o início, quando surgiram debates sobre a entrega do mercado a empresas internacionais. Também foi mencionado o questionamento inicial sobre a exploração em águas profundas, na camada pré-sal. No entanto, atualmente, a Petrobras é responsável por quase 80% da produção nacional de petróleo, e isso desempenha um papel crucial na autossuficiência energética do Brasil.

Jorge Solla, deputado do PT-BA, que solicitou a sessão solene, criticou a operação Lava-Jato por suas implicações na indústria nacional. Ele argumentou que a forma como a operação foi conduzida resultou no fechamento de empregos e no enfraquecimento da indústria naval brasileira, sob o pretexto de combater a corrupção. Solla também apontou que ativos da Petrobras no valor de R$ 243,7 bilhões foram vendidos entre 2016 e 2022, sugerindo que seu valor real poderia ser ainda maior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES